AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Abrunhosa

Hilda Abrunhosa da Paz dos Reis de Carvalho nasceu a 13 de Setembro de 1930, mês de S. Miguel, em Viana, na Casa do Abrunhosa, no antigo Largo do Souto. Foi dado o nome de Quelha de Abrunhosa a uma “comgostazinha” do lado poente da referida casa, que hoje já é de outra família.
A Hilda viveu a sua mocidade, durante as férias nesta casa.
É filha de Maria Raquel Abrunhosa da Paz dos Reis e Hugo Virgílio da Paz dos Reis, funcionário do Banco Espírito Santo e neta do Bernardo Abrunhosa, proprietário. O Palacete Abrunhosa, à Rua da Bandeira, 600 que ligava à Papanata, onde existia uma capela do Sagrado Coração de Jesus a que me refiro no livro “Viana do Passado e do Presente”, foi obra mandada construir por ele.
Hoje pertence aos Serviços de Direcção do Centro de Segurança Social de Viana. Um palácio para admirar e único na cidade, sobretudo, ele é rico em relação aos estuques, à arte dos estucadores da nossa terra, na obra que Viana deve conservar.
Vianenses de outros tempos. O Bernardo foi o proprietário do Hotel Santa Luzia, hoje, Pousada, tendo sido ele autor da construção do Elevador de Santa Luzia. Era o seu avô um apaixonado por Viana do Castelo, tendo nascido na região de Vila Real.
O Bernardo Abrunhosa era casado com Lucinda das Dores Moreno de Sousa, do Porto, faleceu numa viagem no regresso de Paris ao Porto.
A Lucinda Abrunhosa ficou viúva e veio viver para Viana, na Abelheira. Muitos da Abelheira ainda falam dela.
Sendo a Hilda, neta pelo lado da mãe do Bernardo Abrunhosa e, pelo lado do pai, da família Paz dos Reis, pioneiro do cinema em Portugal, dedicando-se depois à fotografia. O seu alibi era, no entanto, muito amigo de flores, coleccionador e dedicava-se também à venda das respectivas sementes na casa “Flora Portuense” na Praça da Liberdade, onde hoje é a confeitaria Ateneia (Porto).
Os Abrunhosas vivem todos na zona do Douro. Houve dois irmãos que tiveram muitos filhos.
A Hilda Abrunhosa não sabe se tem algum parentesco com o Pedro Abrunhosa, cantor profissional que já ofereceu um espectáculo para a Paróquia e ele quis ver o Palacete dos Abrunhosas, à Rua da Bandeira. É, por isso, natural que lhe seja familiar.
A Hilda casou com João António de Carvalho, engenheiro, de Meda, da Beira Alta, perto de Trancoso que lhe deu Hilda Maria, professora; João Augusto, este sem profissão; Hugo Manuel que é oftalmologista do Centro Hospitalar do Alto Minho, a viver nesta Paróquia, junto à Igreja Nova; Mª Alexandra, nado morta. O João é solteiro e os outros casados e com filhos.
É católica assumida.
Gosta de visitar pessoas solitárias para os aliviar da solidão, idosas ou doentes e está muito ligada aos Padres do Espírito Santo e às irmãzinhas dos Pobres, no Pinheiro Manso.
Não tem filiação partidária, mas tem tendência centrista. Também gosta de Viana e admira a arte da nova igreja na Abelheira.

1 comentário:

Maria José disse...

obrigado...
sente-se tamanha a dedicação !

Também eu fui aluna do prof Castro Gil !

m.j.