AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Educação para os valores

EDUCAÇÃO PARA OS VALORES


A falta de isenção, a subjectividade, a banalidade, o relativismo, o prazer imediato, o ter tudo depressa, o material sobreposto ao que de mais profundo há no Homem conduz muitas vezes à falta de bom senso.
Os órgãos de Comunicação Social transparecem isso com facilidade, como se isso fosse o valor universal da Humanidade; vender material para sobreviver vendendo ou ganhando audiência a qualquer preço.
Tudo isto conduz à corrupção, à falta de justiça, à violência, a ver os outros como objectos e não como irmãos que precisam de ser respeitados e amados, não só no seu corpo, mas na sua consciência, na sua liberdade, o maior dom que Deus deu ao Homem.
Não se educam as crianças e os jovens para os valores na família e nas escolas. Quando o fazem nas famílias é desfeito nas escolas...
Também não se dá testemunho dos valores absolutos, transcendentes e espirituais, apenas do que interessa para futilidades efémeras, contingentes e sem interesse para a vida.
È por isso que cresce na sociedade o medo, a desconfiança, o crime, a violência a todos os níveis, a vontade de morrer, assim me dizia um idoso: “ Estou cheio deste mundo tão mau, só queria morrer” e ainda “ quando abro a televisão às vezes, dá-me vontade de chorar”. De facto toda a sociedade anda mais depressiva.. Os médicos dão disso conta: um dos grandes males é a falta de valor da esperança de um dia melhor; é que todos são piores...que o anterior...
Isto tem que ter um travão. Temos que cultivar a esperança e passar esta mensagem com princípios masis abslutos e transcendentes. Aliquis

Sem comentários: