AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Fernando José Moreira

Um de cada vez

No Hospital Particular de Viana do Castelo, no dia 10 de Março, faleceu o professor primário Fernando José Moreira, com 82 anos de idade.
Conheci-o em 1964, no exame oral da quarta classe da minha irmã e nunca mais esqueceu a pergunta que ele lhe fez, não sei a razão, mas o que é certo é que a pergunta foi feita: “Menina, diga-me uma coisa, quantos cestos de terra terá o Monte de Sta Luzia?”. Ela respondeu imediatamente: “Se houver um cesto onde caiba todo o monte, basta num só.”.
Andava eu a estudar, no equivalente ao 9º ano de agora. Nunca esqueceu a pessoa, a pergunta e a resposta.
Mais tarde vim a conviver muito de perto com ele através das viagens ou peregrinações que ele e a esposa Maria Eduarda Santos Silva, agora viúva, faziam comigo e amigos.
Foi o primeiro professor primário dos Seminaristas do Carmo. Deu aulas em Trás-os-Montes, mas veio a conhecer a Eduarda na Escola de Outeiro com quem casou em 5 de Setembro de 1959. “Deixou-nos 3 filhos: o António Manuel, o José Cândido e o Fernando, todos casados, e netos.
Era um animador natural com cultura e saberes invulgares, poeta e colaborador do P.N., sempre um leal amigo, frontal, não olhando às vezes às consequências.
Apesar dos seus problemas de saúde sempre o vi como um homem com elevado sentido de justiça e de convicções. Visitava-me várias vezes. Telefonava-me e viveu com muita serenidade e, como é natural a qualquer poeta, um contemplador da natureza, onde se inspirava para a poesia, muitas delas publicadas no P.N.
Aqui fica este registo de um professor de mérito da nossa cidade que o foi na Escola do Pescador e, sobretudo, na Escola do Carmo.
Por ele, passaram muitos vianenses, quer da cidade quer da Aldeia, pois examinou ou fez parte do júri nos exames da antiga quarta classe, muitos vindos da Aldeia.
AC

Sem comentários: