AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Globalização. Sim ou não?

UMA OPINIÃO?

Toda a gente do Alto-Minho anda preocupada com a globalização das comunidades da Região.
Não tenho opinião sobre o assunto, mas parece-me que pode vir aqui um outro tipo de reflexão.
O que aconteceu na Jugoslávia com o General Tito? Unificou. Morreu. Cada um quis voltar ao princípio e houve guerra.
O que aconteceu à Rússia? Cada um procurou o seu quinhão nacionalista.
O que acontecerá à Europa? Veio depois e não veio mal, mas os países mais pobres estão cada vez mais pobres. Até já põe em questão o Tratado de Lisboa. Talvez não acontecesse o mesmo se fosse feito noutro país mais forte.
Portugal é um dos países mais pobres da Europa, e agora está a sofrer as consequências devido à moeda única e outras coisas mais; parece que já nem é senhor daquilo que é seu.
No entanto, para melhor não vai. Cada vez os governos cavam o fosso mais fundo entre os pobres e ricos. A pobreza é mais extensa e mais profunda, cada vez os ricos são mais ricos e a classe média desaparece. É assim ou não é?
Há quem já tenha vergonha de ser português ou Vianense. A “raça” ficou atrancada na garganta de muitos. Sou nacionalista, embora seja europeu e de todo o mundo. Primeiro sou de Viana porque nasci em Viana e quero honrar a minha terra, o meu berço, os meus pais e antepassados e depois sou português e para mim, o Hino Nacional é algo que toda a gente, desde a escola do ensino básico, devia saber. A Bandeira Nacional todos os educandos deviam conhecê-la desde pequeninos e distingui-la das outras. O Presidente da República é um símbolo nacional, nele está a República Portuguesa, constituída de muitas comunidades no país e no estrangeiro. Ele representa a nação, as comunidades, Camões e todos os antepassados e os de hoje. Eu gosto da comunidade e das Comunidades, sou universal, mas apesar de a raça andar muito embaralhada com a emigração e a imigração, confesso que continuo mesmo com esta mistura a defender a minha torre que é Viana, o meu país que é Portugal.
Cuidado que a globalização é um grande bem, mas também tem o seu lado muito negativo e parece que toda a gente vai facilmente pelo todo, mas não sabe bem o que isso é.
Houve já um referendo a favor da regionalização. Foi no sentido contrário. Os políticos até já andavam a ver qual seria o seu tacho!...
Não correu bem, mas sem regionalização, ou melhor, com o Porto a ter Delegações importantes a nível nacional, estas resolvem, decidem e passados muitos meses, de Lisboa negam ao Porto aquilo que o Porto prometeu porque descobriram outra interpretação de lei os Senhores de Lisboa. Portugal é Lisboa, assim, deste Portugal não estou contente.

Aliquis

Sem comentários: