AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 26 de junho de 2009

João martins


João Fernandes Martins, filho de António Martins (Vice), Rosa Renata Moreno (Meadela).
O Pai era tanoeiro e ela doméstica. Era neto de militar, no tempo da Rainha, e com a mudança política foi para P.S.P. António Martins.
Era monárquico 100% e, como Polícia, puseram-na rua por solene de sua militância e acabou na Fábrica Magalhães que eu conheci: e desgostou assim como um irmão GNR veio para a rua e ambos morreram novos por terem sido injustiçados.
O avô tinha 4 filhos: 2 homens e 2 mulheres. As mulheres foram para a Espanha, para Vigo. Casaram todas e todas as filhas e netos. A Quitéria tinha mais de 10 filhos. A outra, mais nova, teve filhos, mas casou com um chefe de Estação em Vigo.
Os pais de João Martins viviam onde hoje vive o Fernando do Amado e foi aí que ele próprio nasceu. Depois viveu para a rua do Cais. Era irmão de cinco rapazes e uma rapariga. Todos casaram, têm filhos e netos.
Onde hoje é a Rua Prior do Crato, hoje se encontra o restaurante “O Pipo” vivia na parte de cima e por baixo era a tanoaria.
Andou na Escola do Carmo.
Trabalhou para o Luciano Gaião e daí para o mar onde foi motorista marítimo e teve de fazer muitas vezes sempre o lugar de mecânico.
Andou por terras estrangeiras até ao Alasca.
Tem recordações e saudades dos esquimós, só é pena que eles se tratassem de tal modo que quando vinham ao barco pedir para trocar coisas feitas por elas e pelas nossas deixavam um cheiro no mau que logo queimava açúcar à falta de perfumes.
Também conserva a lembrança de que os esquimós tinham uma moral diferente da nossa, às vezes desafiavam os homens a terem relações íntimas com as mulheres deles e daí alguns colegas com menos pudor e cuidados, vinham de lá doentes e cheios de mele.
Depois de reformado continuou a trabalhar e só deixou há cerca de 20 anos. Nasceu em 1920 e conta hoje com 89 anos, ainda muito lúcido e sempre um homem mexido, nunca quieto e lutador, apenas limitado por algumas artroses e problemas auditivos.

Sem comentários: