AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 17 de junho de 2009

Princípios para uma pastoral paroquial

1 – Acolhimento: “Quem vos recebe, a mim recebe: e quem me recebe, recebe aquele que me enviou” (Mat, 10,40)
2 – Proximidade: “E ele chama as suas ovelhas uma a uma pelos seus nomes...” (Jo. 10,3)

Dr. José Rodrigues Lima
3 – Ternura: “Sede afectuosos uns para com os outros no amor fraterno” (Rom. 12,10)
4 – Compaixão: Contemplando a multidão, encheu-se de compaixão por ela, pois estava cansada e abatida, como ovelhas sem pastor” (Mat. 9,36)
5 – Coração/Alma: “O que os olhos não viram, os ouvidos não ouviram, o coração do homem não pressentiu, isso Deus preparou para aqueles que o amam”(1ª Carta Corintios, 2,9); “Vinde a mim todos os que estais cansados e oprimidos, que hei-de aliviar-vos. Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração e encontrareis descanso para o vosso espírito. Pois o meu jugo é suave e o meu fardo é leve.” (Mat. 11,28-30)

6 – Comunitária (KOINONIA): “O cálice de benção, que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? O pão que partimos não é comunhão com o corpo de Cristo? Uma vez que há um único pão, nós, embora muitos, somos um só corpo, porque todos participamos desse único pão.” (1ª Carta Corintios, 10,16-17); “Eram assíduos ao ensino dos apóstolos, à união fraterna, à fracção do pão e às orações. Perante os inumeráveis prodígios e milagres realizados pelos apóstolos, o temor dominava todos os espíritos, todos os crentes viviam unidos, e possuiam tudo em comum. Vendiam terras e outros bens e distribuiam o dinheiro por todos, de acordo com as necessidades.” (Act, 2,42-45)
7 – Anunciar a Essencia do Evangelho: “Jesus respondeu: O primeiro é: Escuta Israel: O Senhor nosso Deus é o único Senhor; amarás o Senhor, teu Deus, com todo o coração, com toda a tua alma, com todo o teu ensinamento e com todas as tuas forças. O segundo é este: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Não há outro mandamento maior que estes.” (hc, 12,29-31)
8 – Pregar a pessoa de JESUS CRISTO (KERYGMA-MARTÍRIA/DIDASKÁLIA):”Ensinando a cumprir tudo quanto vos tenho mandado e sabei que estarei convosco até aos fins dos tempos.” (Mat, 28,19-20); “Pois não nos pregamos a nós mesmos, mas a Cristo Jesus, o Senhor, e nos consideramos vossos servos, por amor de Jesus.” (2 Carta, Coríntios, 4,5)
9 – Testemu-nhar (DIAKONIA): “Então os justos responder-lhe-ão: Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer, ou com sede e te demos de beber? Quando te vimos peregrino e te recolhemos, ou nu e te vestimos? E quando te vimos doente ou na prisão, e fomos visitar-te? E o Rei vai dizer-lhes em resposta: em verdade vos digo: Sempre que fizeste isto a um destes meus irmãos mais pequeninos, a mim mesmo o fizestes.” (Mat, 25,37-40)
10 – Celebração da Eucaristia A (LITURGIA): “Tomou, então, o pão e, depois de dar graças, partiu-o e distribuiu por eles, dizendo: “Isto é o meu corpo, que vai ser entregue por vós; fazei isto em minha memória. Depois da ceia, fez o mesmo com o cálice, dizendo: “Este cálice é a nova Aliança no meu sangue, que vai ser derramado por vós.” (Lc. 22,19-20)
“A Eucaristia é “fonte e cume de toda a vida cristã”.
“Os restantes sacramentos, assim como todos os ministérios eclesiásticos e obras de apostolado, estão vinculadas com a Sagrada Eucaristia e a ela se ordenam. Com efeito, na Santíssima Eucaristia está contido todo o tesouro espiritual da Igreja, isto é, o próprio Cristo, nossa Páscoa.” (Catecismo da Igreja Católica e A Constituição Sobre a Sagrada Liturgia)
José Rodrigues Lima

Sem comentários: