AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 3 de julho de 2009

História da Polícia de Segurança pública

Polícia de Segurança Pública

142º aniversário Festa e Programa constou
1 de Julho – Celebração de uma Missa Solene pelo 142º Aniversário da PSP e em sufrágio dos elementos já falecidos, na Igreja de S Miguel Arcanjo na UEP-GOE.
2 de Julho – Realizou-se uma Parada Policial, na Praça do Império com forças apeadas e motorizadas.
O primeiro corpo de agentes policiais foi criado por D Fernando I, os chamados Quadrilheiros, com um efectivo de 20 elementos, tendo recebido um Regimento, datado de 12 de Setembro de 1383, que refere no seu preâmbulo a grande criminalidade que grassava na cidade de Lisboa.
A Lei de 22 de Fevereiro de 1838, foi a primeira lei que criou corpos para manter a segurança pública em cada um dos Distritos Administrativos do país, conseguiu melhores resultados. O Rei D. Luís fez publicar, em 2 de Julho de 1867, a lei que criou em Portugal o Corpo da Policia Civil. Com o nascimento desta nova instituição, estavam lançadas as bases, longínquas, para criação da actual Polícia de Segurança Publica.
Em finais de 1953 é dotada a PSP com seu primeiro Estatuto, sendo criada em 1962 a Escola Prática de Polícia. Em 1977 a Polícia de Segurança Pública é fortalecida com uma Unidade Especial de Intervenção. Em 1979 é criado o Grupo de Operações Especiais. Em 1985 é a instituição dotada de novo Estatuto. Finalmente, em 1987, deu-se a primeira integração de Oficiais Superiores do Exercito no Quadro da PSP, nos postos de Subintendente, Intendente e Superintendente.

Sem comentários: