AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 17 de julho de 2009

Oiro,loiras,louro,ouro,louros.coiso e coisa


O oiro e as loiras

O ouro do latim aurum, quer dizer brilhante. É um elemento químico, cujo o símbolo é “AU” (do Latim aurum).
Mas não é só um metal brilhante, amarelo, pesado, maleável e que não reage à maioria dos produtos químicos, embora seja sensível ao cloro e à oxidação. É normal encontrá-lo em estado sólido, à temperatura normal. É também um dos metais tradicionalmente usado para cunhar moedas.
A sua dureza é enriquecida com uma liga de prata e cobre, por esse motivo, num bom condutor de energia. Por alguma razão o povo não gosta de se expor com ouro quando troveja.


Tem o ouro uma aparência amarela metálica e uma densidade de 19300 Kg/m3 . Sendo o metal mais precioso, ele é aplicado como investimento doméstico, investimento público, mas não só, pois como bom condutor energético é aplicado como peças em mecânica de motores de reacção, na aviação. Usado como símbolo de pureza, valor, realeza, ostentação, como medalha de ouro, bota de ouro, taça de ouro, ao lado daquilo que é de prata ou cobre do mesmo grupo de valor decrescente.
Também é usado nos dedos, pescoço caindo sobre o peito, adorno antigo das mulheres apresentando toda a economia sobre o peito, nas orelhas das senhoras e objectos decorativos como pulseiras, relógios, etc… ou usado como grandiosidade e riqueza como o ouro trazido pelos Reis Magos vindos do Oriente para oferecer ao Menino.
Na medicina é utilizado em algumas doenças e o nosso organismo tem uma quantidade pequeninas de (soluções?) de ouro, prata e cobre… que a mais é mau e a menos mau é; é preciso um equilíbrio harmonioso do nosso organismo, como também o níquel e o zinco…
Como sinal de riqueza e descoberto pelos portugueses no Brasil, como também fizeram os romanos andaram por Portugal à procura de ouro, sobretudo, na Serra D´Arga.
O oiro é apenas um sinónimo de ouro, como áureo ou ourado são adjectivos.
Acontece a mesma coisa no Louro, fruto do loureiro e o louro cor do ouro, amarelo, dourado, que também se diz loiro e a propósito do homem.
É vulgar o sufixo ouro dar lugar ao oiro, como em: miradouro ou miradoiro, logradouro ou logradoiro, ancoradouro ou ancoradoiro, touro ou toiro, couro ou coiro…noute e noite, este ‘i’ deste ditongo “ou”, “oi” manteve-se mais na forma popular ou de influência espanhola.
Este “i” em oiro é correcto, mas pouco usado e difere de região para região.
É uma questão de “AU” igual a ouro ou a oiro.
Também não se usa ou não se utiliza quando o cozinheiro diz que doirou o peru no forno, mas diz sempre dourar o peru, isto é, pô-lo amarelo, da cor do ouro, por isso não há regra sem excepção. É como numas regiões se diz a coisa vai boa ou a cousa vai boa.




O mesmo acontece com o louro e a loura (que também se diz loira). Eça de Queirós fala das singularidades de uma rapariga loura que em determinada altura um rosto loiro espreita…





O loiro, loura, louro claro, louro palha, é cor de oiro, amarelado, ou ruço ou ruça como se diz em algumas regiões do nosso país, aquilo que tem cor de ouro e castanho claro, um amarelado ou dourado, a puxar à cor do ouro ou oiro.
Marca esta cor ruça os cabelos castanhos claros, ou bem amarelados que vêm dos povos eslavos ou da parte de central da Europa como belgas, germanos, holandeses, russos…
Isto de louros podem querer dizer louvores, As loiras também podem ser por fantasias da arte, do engenho, das tintas, dos gostos, do disfarce para parecer aquilo que não se é e, as vezes, ficar pior.
É por isso que dourar o corpo ao sol e bronzear não tem nada a ver com o ouro, mas, com equilíbrio, pode ajudar o nosso organismo na saúde, mas perigoso ainda mesmo que usando cosméticos para quebrar os raios solares, pode ser hoje um grande risco. Tudo se quer como o sal na comida “nem demais, nem de menos”.
A. Viana

Sem comentários: