AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Ourivesaria Carvalho-Viana do Castelo


FOTO DA FALECIDA
José Maria do Carmo Pereira de Carvalho foi o fundador da "Ourivesaria Carvalho", localizada na Rua da Picota, em Viana do Castelo, cujo o nome ainda mantem, assim como a morada / insyalações. Na época trabalha na sua Ourivesaria o seu cunhado, o Sr Luis Costa, que viria mais tarde assumir os destinos daquela ourivesaria.

Eis um pouco da história da "Ourivesaria Carvalho"

A Ourivesaria Carvalho, o estabelecimento comercial que arroga a honra de ser a instituição empresaria mais antiga da cidade Viana do Castelo, e até a a mais antiga loja da especialidade que subsiste em todo o País, instalada na velha rua da Picota e que honrosamente adopta como divisa A tradição de servir com dignidade . De facto a Ourivesaria Carvalho foi fundada no longiquo ano de 1809 , tendo portanto 200 anos de actividade ininterrupta.Há alguns anos atrás esta casa chegou a produzir lindas e artisticas peças de ourivesaria que depois eram vendidas no próprio estabelecimento. O resumo do seu longo historial consta que foi fundada por João Custódio Silva , profissional que se reutou em tão distante época por aliar a sua competência uma probidade comercial pouco vulgar.Após ter falecido o pioneiro em 27 de Fevereiro de 1873, sucedeu-lhe o seu irmão Caetano Luis Silva, que continuou a manter a tradicional honestidade que oestablecimento comercial granjeara junto da sua vasta clientela.Por morte de Caetano Luis Silva, em 1894, a propriedade da casa passou para o seu empregado José Maria do Carmo Pereira de Carvalho que lhe impôs o nome de Ourivesaria Carvalho e assegurou a sua manutenção até 1935 .Após essa data , a ourivesaria passou para as mãos do também antigo empregado Luis Augusto Costa ( cunhado de José Maria do Carmo Pereira de Carvalho ) que mantendo o titulo deu ao estabelecimento um notável desenvolvimento, modernizando as instalações de modo a acompanhar o progrsso urbano da cidade.A partir de 1941 o estabelecimento comercial, mantendo a designação, passou à posse e a ser gerido pelo técnico de ourives Antonino Campos Alves Leão, também antigo empregado e genro de Luis Augusto Costa.Esta figura, desde longa data muito estimada e considerada na cidade, mercê da sua afabilidade, correcção, e conhecimentos profissionais, é não só um reconhecido perito na arte da ourivesaria, mas também justiça lhe seja feita, um reputado especialista no que respeita ás lindas e artisiticas peças de ouro tradicional usado pelas mulheres de Viana ( Fonte :" Acontecimentos que Viana sentiu II" de António de Carvalho
Ao fazer este ano 200 anos. Uma das últimas proprietárias por herança era a Maria da Conceição Assis Vieira da Costa Leão que nela trabalhava mais na área das encomendas, nas escritas. O seu marido, o Antonino Campos Alves Leão ao balcão tratava dos negócios encontram-se afastados do serviço depois de reformados.
Eram assíduos católicos praticantes e, normalmente, participantes na Missa das 18:15H, na Paróquia de Nª Sr.ª de Fátima.
Eram ambos muito generosos. Não se esperava que a Maria da Conceição fosse para Deus antes do seu marido, muito mais debilitado de saúde…, mas Deus assim designou.
Deixa-nos o seu marido e duas filhas, ambas casadas e com geração: a Maria Antonieta da Costa Leão e a Maria Luísa Vieira da Costa Leão.
Era avó de uma catequista desta Paróquia, a Dra.Helena Leão Pinto assim como seu marido, o Dr. Carlos Magno Gomes e com dois filhos.
A Ouriversária está a ser gerida pela Maria Antonieta e é constituída em sociedade entre o viúvo e os filhos.
Um amigo meu, já falecido, que ajudava na contabilidade desta Ouriversária dizia-me que era “a mais séria ourivesaria de Viana do Castelo”.

Sem comentários: