AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 3 de julho de 2009

Padres felizes e santos

Padres felizes e Santos

É um desejo do nosso Bispo manifestado na Peregrinação ao Sagrado Coração de Jesus. Dois dias antes, na sexta-feira, dia do Sagrado Coração de Jesus, a Igreja iniciou um novo ano segundo a vontade do Papa como “o ano Sacerdotal”.
Este sacerdotal está limitado ao sacerdócio ministerial que o nosso Bispo começa por desejar que todos sejam “felizes e Santos”, não só os padres, mas os bispos e todos os cristãos...
Temos um ano à nossa frente para reflexão sobre o exercício ministerial do sacerdote, do Bispo, do Papa quanto às pessoas em si, àquilo que a move o nosso espírito, a alma que pomos na missão que assumimos na ordenação sacerdotal.
Muitos morrerão a pensar, outros a rezar, outros a trabalhar ou doentes e o que é preciso é que cada um celebre a palavra de Deus, dela beba inspiração para actuar e para celebrar a vida na vida, assim, todos sacerdotes, bispos e papas seremos “felizes e santos”.
No entanto, nesta reflexão e oração para o sacerdócio ministerial não podemos esquecer o sacerdócio comum dos fiéis que têm de fazer o mesmo tipo de trabalho, tendo em conta os dois sacerdócios em Jesus Cristo.
É aqui que reside a corresponsabilidade eclesial muito esquecida. Ainda se vive muito a divisão: padres e leigos. Os padres para mandar, pregar, governar, presidir e os leigos a darem as esmolas aos santos e a dar o donativo, para isto ou para aquilo que o Padre e mais algum iluminado quer.
O Padre é tudo e o leigo que vá à Igreja rezar, obedecer e dar esmolas.
Ora este ano sacerdotal parece-me que pode ser um espaço para abrirmos os nossos horizontes sobre o sacerdócio a partir do baptismo e o sacerdócio a partir do sacramento da ordem. Há muito caminho a andar, a reflectir, a ceder, e a comungar mais a corresponsabilidade sacerdotal a partir das bases que estão nos sacramentos e na doutrina conciliar.
Até onde vai a nossa humildade de cristãos…? se alguns passam a vida a apontar o dedo ao outro?...a condenar na rua, em casa , na igreja, na festa e sei lá onde…a ver o mal nos outros e não se rever a si próprio bem pior…
A Paciência de Deus é grande e nós baptizados passamos a vida, às vezes, muito esquecidos dos nossos compromissos sacerdotais mesmo no sentido lato da palavra.
É bom que, no fim deste ano, todos sejamos capazes de discernir melhor entre o clérigo e o leigo, a necessidade de vocações, o lugar e o papel do que é profeta sacerdote e rei à maneira de Jesus Cristo pelo Baptismo nos seus distintos sacerdócios.
Artur Coutinho

Sem comentários: