AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 24 de julho de 2009

A Raiz CAMB e COMB+ Cambo e camba

Kamboz era usado no proto-Indo-Europeu, assim como kombos que em holandês ficou como Kam e o alemão com chamb e Kamm, o sueco como Kambr e Kam, O Arménio Camel.
Tanto o camb como o comb andam muito associados na sua origem. Camb era ribeiro, ou lugar onde corria a água na língua celta e o cam significava também curva. Está muito ligada à palavra Cambão.
Há muitas palavras portuguesas com raiz Cam: cambada, cambado, cambiar, cambalear, cambalhota, cambota, cambiar, cambista…. Este radical “cam” dizem os entendidos que é de origem celta. Cambonius, foi o nome de pessoa celta (forma latinizada) comparável a camponius, segundo um autor espanhol.
Aquilo que chamava “dar cam-bão” é o mesmo que noutras regiões “fazer solada” e a raíz "cam" céltica curiosamente ao que parece tem relação também com a dinvindade solar. Cambo era o deus celta da guerra, mas noutra acepção significaria curvo, torcido.
Assim como o cambo, hoje, cambo de cebolas, mas pode ser um cambo de chouriças, uma espécie de cordão ou trançado onde depois de uma chouriça vem outra ou de uma cebola vem depois de outra e pode estar dependurado na forma vertical por uma ponta ou pode ser curvo, pode-se amontoar. Assim como a palavra combo é de origem inglesa que pode ter a ver com a luta e com uma série de picos, pente, algo que se passa com continuidade, de mão em mão.
Como o cambo das cebolas, e o comboio não é um cambo de carruagens?
Dar uma cambada era juntar diversoos pares de juntas de bois para puxar algo antigamente, como cambão, Camba, cambona, cambar…
o radical comb que dá combustão, luta, fogo,continuidade até nada mais haver para arder, até acabar o combustível, não será um cambo...

Sem comentários: