AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 17 de outubro de 2009

" Caridade na Verdade"

“A Caridade na Verdade”
Olho a “obra Diocesana de Promoção Social” e cai-me o pensamento na recente encíclica do Santo Padre.
Sendo a Igreja o testemunho, o apelo e o retrato da caridade, não só no terreno tal pode acontecer, só nas obras se pode tornar visível. Isto quer dizer que, em Igreja, caridade terá que ser sempre sinónimo de verdade.
A obra Diocesana é, assim, uma espécie de verdade na caridade que faz e estrutura a Igreja”
A respeito da Obra Diocesana, praticamente só sei por que e como começou e há muito venho sabendo o tanto que faz e o modo o faz através do seu tão bem conseguido boletim. E isto até me basta para me sentir feliz como cristão.
Nós aprendemos na Teologia da Evangelização que, nesta missão da Igreja, que é evangelizar, há uma vertente que não pode faltar, a que chamamos de serviço.
Felizmente que o coração da Mãe Igreja têm brotado expressões desta missão de serviço, desde o princípio até aos nossos dias, expressões que são, nela e para ela, uma autêntica coroa de glória.
O perigo que às vezes tem surgido é que nem sempre se descobre o amor da Mãe Igreja, nos serviços que se prestam através dessas obras. Tenho para mim que tal não acontece na Obra Diocleciana. Não acontece nem acontecerá, dado o espírito cristão que a rege e sempre acompanha.
A obra Diocesana apresenta-se como um serviço da Igreja para a promoção das pessoas, isto é, tem como objectivo de fundo ajudar as pessoas a descobrirem que são gente e como gente devem ser respeitadas e devem comportar-se na vida.
É Sempre a dignidade da pessoa que se quer reconhecer, proclamar, promover e defender.
Que a nossa Obra Diocesana de Promoção Social viva, cresça e floresça!
D Manuel Martins in Espaço Solidário Set. 2009

Sem comentários: