AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Ainda a lenda de Viana que não é Vi a Ana+Vegaviana

Ainda a lenda de Viana
Uma povoação tem sempre uma razão para a sua origem assim como o seu nome: são os cheiros, as cores, as paisagens, as águas, os hábitos, costumes, os sítios…
Sempre temos, sobretudo nos maiores povoados, de ter em conta os nativos, neste caso de Viana, dos povos anteriores aos Límicos com os seus régulos que de uma forma ou outra conseguiram criar a coesão de um povo a que chamamos Viana.
Há cinquenta anos a honra de ser daqui ou dali, espaço, era quase como dizer é filho desta mãe ou daquela - ai daquele que desonrasse a sua terra, o seu lugar. Existia um natural bairrismo e vaidade. Cada um, pela sua terra e por ela dava a vida, do mesmo modo pela pátria que era a “alma mater” de um povo. Hoje o tempo é tão fugaz que com as descobertas que se fazem não de comboio a vapor, mas em velocidade de satélite leva as pessoas a esquecerem as suas raízes depressa, pelo que começa a esvair-se este brio, este amor à terra natal, ao sítio, à aldeia ou freguesia, à sua região, à sua pátria.
Deste modo, vive-se o momento presente, com medo de se ser ultrapassado com muito individualismo, egoísmo e salve-se quem puder.
Há cada vez menos solidariedade, mas mais exigências, mais luxo ao preço da chuva a começar por quem devia dar exemplo do contrário.
Vegaviana é uma povoação de Cáceres em Espanha.

Sem comentários: