AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Andaluzia,grupo da Paróquia

Instalados no hotel Doña Carmela, após um valente duche bem merecido e o jantar servido, o grupo na sua grande maioria ainda encontrou forças para ir ao " El Palácio Andaluz", assistir a um show de danças e cantares sevilhanos, enquanto os restantes optaram por dar uma volta nocturna de autocarro.
Depois de uma noite de descanso e um pequeno almoço tomado nas calmas, o grupo deu início a um passeio turístico pela cidade de Sevilha conduzido por um guia local, mostrando-nos a Ilha da Cartuxa, onde ainda se pode admirar aquilo que foi a Expo de 1992, com os diversos Pavilhões dos vários Países expositores, Isla Magica, Palácio de S.Telmo,Torre del Oro, Parque de M. Luisa, Jardins Murillo, Muralhas de Alcazar, Teatro Maestranza, Praça de Touros, Mosteiro de la Cartuxa, Igreja de La Macarena, Bairro de Triana e muitos outros locais, terminando a visita à Catedral de Sevilha e à Giralda, que deixou todos os participantes maravilhados com as riquezas de tão belos monumentos, mas cansados aqueles que subiram à Giralda.
Após o almoço e dum merecido descanso no Hotel, o grupo foi fazer de barco um passeio turístico no Rio Guadalquivir, tendo a oportunidade de ver a cidade de outro angulo, atravessar as pontes de S. Telmo, Generalíssimo,Triana, Del Cachorro, La Cartuxa, Barqueta, e de Alamillo, que atravessam o rio ao longo da cidade.
Com o merecido descanso duma noite bem dormida e após o pequeno almoço, com armas e bagagens o grupo rumou até Cadiz com uma pequena paragem, pois a distância não era grande e a rapaziada estava de boa disposição para a visita à, cidade com contornos da sua antiguidade e modernidade, onde prevalecem em qualquer local por onde passámos os vestígios da grande industria de construção naval com os seus Estaleiros, a bela zona de praias, área comercial e a belíssima Catedral de Cadiz em todo o seu esplendor de religiosidade e riqueza dos seus altares e das 13 capelas, mandada construir pelo Rei D. Alfonso X, o Sábio, em 1260, tendo incendiado em 1596.
Em 1722, começou o projecto de recuperação da Catedral, tendo terminado em 1838, depois de vários arquitectos e com diferentes estilos e gostos terem participado nas obras de acabamento da "Santa y Apostólica Iglesia de Cadiz" durante 116 anos, para venerar os Santos Patronos , San German e San Servando.
Com os estômagos a pedirem reforço, fomos obsequiados com mais uma espécie de Paella, que alguns viajantes recusaram, mas que imediatamente lhes foi fornecida outra refeição mais a contento e todo o pessoal ficou satisfeito, e com um breve passeio pela zona de praia, após o almoço para digerir o "lauto almoço", seguimos viagem até Algeciras
Com paragens ao longo do percurso para matar a sede, "verter águas"e desentorpecer as pernas, chegámos ao grande porto de mar que é na realidade esta cidade .
No Hotel Al-Mar, mesmo em frente da grande marina que é o porto de mar e onde todos os Ferryboats com destinos de e para os portos de Marrocos atracam, o grupo ficou instalado, tendo aproveitado o tempo disponível para dar um passeio pela cidade e zonas comerciais e visitar a Igreja da Imaculada, na calle com o mesmo nome.
O jantar chamou a rapaziada ao hotel e porque o dia seguinte iria ser longo, o descanso foi a opção dos turistas.
Bem cedo e com um frugal pequeno almoço no estômago, sem bagagem mas bem dispostos, a rapaziada chegou ao cais de embarque de Algeciras que, após as formalidades alfandegárias, embarcou no bonito e moderno ferry de nome "Al Boram", para fazer a viagem até Ceuta.
Em Ceuta tivemos a oportunidade de visitar o monumental conjunto de "Las Murallas Reales", com os seus fossos, o maravilhoso Parque Marítimo do Mediterrâneo, Catedral de Santa Maria de Assunção com os seus riquíssimos altares, Banhos árabes e Passeio de La Marina Espanhola, assim como um bom almoço servido no Restaurante "La Pena" dentro do Parque e com toda a simpatia do pessoal e proprietário.
Pela tarde e depois dumas ligeiras compras e algum calor à mistura deixamos Ceuta que já foi portuguesa por conquista em 1415, conforme se vê pelos inúmeros emblemas com o escudo português em muitos edifícios da cidade e que é um exemplo de convivência de culturas desde a mais remota antiguidade.
Com mais uma noite de descanso e o pequeno almoço servido, em Algeciras, bagagens prontas para o embarque no autocarro que nos iria transportar até Málaga, com passagem por Puerto Banus, Marbelha, Torremolinos , Fuengirola entre outras e pequenas paragens em alguns lados para desentorpecer as pernas.
Em Málaga, após um circuito pela cidade , fomos visitar o Santuário de La Virgem da Victória, patrona da cidade com o Pateón do Condes de Buenavista, o Camarim de La Virgem , a Fundação Picasso, a Catedral de La Encarnação, começada a construir em 1538 , o retábulo de Santa Bárbara, a capela de Al Virgem de Los Reyes, oferecida por Isabel, a Católica, entre outros pontos de interesse, como alguns Pátios de Andaluzia dignos de admiração.
M. Meira

Sem comentários: