AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Ano do Sacerdócio

Ano do Sacerdócio

Todos os baptizados participam da natureza de Jesus, como sacerdote, profeta e rei, anúncio feito no A.T. e Jesus atribui a si mesmo o facto de ser Caminho, Verdade e Vida
O sacerdócio comum dos baptizados tem exactamente os mesmos atributos do sacerdócio ministerial.
Como sacerdote que eu sou, considero uma grande graça, um grande dom que Deus quis dar-me para servir a Igreja, a hierarquia e o sacerdócio comum dos fiéis leigos.
Em comunhão com os meus superiores e a iluminação do Espírito Santo, a alma da Igreja à qual todos pertencemos, temos de estar vigilantes, sem cruzar os braços, sem mãos nos bolsos. Leigos e padres, temos de ser hoje os pés de Jesus a calcorrear as nossas terras, as mãos de Jesus a abençoar todos os que procuram a transcedência, o absoluto, o Deus que nos criou e nos interpela hoje a governar a natureza, a defender a ecologia e o ambiente não só da Água, da Terra, do Ar, mas também da Humanidade que se tem degradado na sua natureza. Todos somos um só em Cristo, o Corpo Místico, fundamentado em S. Paulo, Ele a cabeça da Igreja que somos todos e cada um de nós seus membros e o Espírito, o Amor que nos une como uma só família, filhos de Deus.
Como sacerdote no exercício das funções recebidas no Sacramento da ordenação só me confere mais responsabilidade perante Deus e aqueles a quem eu fui subtraído por um chamamento especial, pelo qual eu me torço, me entrego e não posso nunca pôr de lado, sob pena de irresponsabilidade, mas atento ao que precisa de uma palavra de esperança, uma bênção que salve e um serviço que estimule, seja luz, seja caminho para os outros, embora a minha fragilidade, nem sempre me tem deixado fazer o que devia e feito aquilo que não devia
Foi o próprio Mestre que disse: “ Eu sou o Caminho, a Verdade e a Vida”, isto é, eu sou a luz e abro o caminho, eu amo a Verdade e vivo a “verdade no amor” e estou disponível para o serviço a prestar aos outros.
Aliás todo o baptizado ao ser ungido para que permaneça eternamente ligado à natureza de Jesus como sacerdote, profeta e rei, tem de estar pronto a anunciar a palavra de Deus que é verdade, a celebrar a palavra santicando-nos e celebrar a vida no dia a dia, quer ela nos seja madrasta ( por nossa culpa), quer nos sorria. C.>

Sem comentários: