AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 26 de novembro de 2009

Festas e tradições Portuguesas

Festas e Tradições Portuguesas, de Jorge Barros e de Soledade Marinho Costa, do Círculo de Leitores, em 8 volumes, de encadernação luxuosa, capa dura de tecido, com o título na lombada e com revestimento de capa colorida, medindo 22,5 x 27,5 numa edição com colorido apropriado, rica impressão e orientação gráficas que seduz e leva os interessados a não resistirem à curiosidade de ver todos os pormenores sobre o assunto. É uma obra única, no género, oportuna, pelo menos que seja do meu conhecimento, a nível nacional.
Um bom repertório digno de registo, feito a rigor, e dificilmente poderá ser ultrapassada.
Felicito a iniciativa. Felicito a Soledade Martinho Costa que tudo quis fazer com precisão, assim como o Jorge Barros com o seu trabalho fotográfico muito digno de registo.
A nível nacional o trabalho está feito e não é preciso mais. Belo e espectacular este trabalho para todos os que se interessam pelas tradições dum Povo.
Eu gosto imenso de festas de cariz popular e comunitário à maneira de " mesinha de S.Sebastião". Já presidi a uma celebração e fui dar a bênção ao pão e à cozinha; assim como na festa, no mesmo dia, das "Papas" em Samon.
Há coisas por aí maravilhosas e verdadeiramente espectaculares, lembra-me aqui da região a festa a S.Silvestre feita a 4 de Agosto em Dem. Um médico francês, em Paris, chamou-lhe a "festa das vacas",...
Eu fico sempre insatisfeito por natureza, quem me conhece sabe que é assim mesmo, pelo que até sofro com isso. Parece-me que depois deste trabalho e, para o completar, haveria necessidade que cada região, distrito ou concelho de Portugal fizesse o mesmo, em relação a outras mais pobres, mas também, não menos significativas. O principal já está. Parabéns!...
Ao dispôr e com os meus respeitosos cumprimentos, se subscreve, o amigo,

Sem comentários: