AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Catequese sem eucaristia

Catequese sem Eucaristia?...


Antigamente a catequese cingia-se ao conteúdo do catecismo Pio X e à sua memorização.
Esse tempo passou e não queremos recuar, mas há pessoas que influenciadas por essa catequese infantil já não conseguiram transmitir aos mais novos uma vida de fé esclarecida, autêntica e comprometida.
Ainda hoje muitas pessoas não compreendem como agora a catequese da infância e da adolescência está prevista para dez anos. Cada ano com conteúdos diferentes, catecismos diferentes.
Hoje na Igreja, os Bispos, os responsáveis e comprometidos, com a fé não se pode pensar de outro modo. Parecem que as crianças e os adolescentes não estudam mais anos também na escola. Têm de acompanhar o que estudam nas escolas com o ensino religioso adequado que possa dar resposta ao estudo das ciências e das ciências modernas. Até já não basta...apela-se à catequese de adultos para melhor acompanhar os problemas da actualidade numa perspectiva de fé.
Mas, não é isso, onde queria chegar, pois conhecer a vida de Cristo, a sua Mensagem é importante, mas mais importante é vivê-la na vida em cada dia. É por isso que catequese sem missa que é a oração mais sublime da Igreja, da vivência cristã, não pode dar resultado porque a palavra é proclamada e conhece-se o Mestre; a palavra é vivida na vida do dia a dia. Esta palavra tem de ser celebrada, em festa de Amor que é a Eucaristia, onde Cristo se dá em comunhão, se manifesta como alimento para o qual a todos convida em banquete de núpcias eternas que começam neste mundo.

Sem comentários: