AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Confessar-se a um Padre?

Confessar-me a um Padre?

É mais fácil dizer “confessei-me a Deus”. O que é mais fácil é o melhor ! Sempre tive a impressão de que os atalhos, às vezes não são os melhores caminhos para chegar onde queremos. Neste caso, dou como certo que atalhos destes falham!
Muita gente interroga-se hoje, talvez por influência do protestantismo, do agnosticismo ou do ateísmo, que o homem não tem que se confessar a ninguém.
Nosso Senhor bem sabia das necessidades do Homem em todos os tempos. Por isso ordenou que a confissão fosse um sacramento pelo qual se recebia o perdão ou não dos pecados.
Hoje há menos pessoas a praticar a confissão ou o sacramento da Penitência, mas há mais gente a procurar o psicólogo, o psiquiatra, a bruxa ou o bruxo, a procurar refúgio em alguma religião ou em algum deus que lhe dê resposta subjectiva aos seus inconscientes problemas que lhe vêm do mais fundo da alma e que os atrapalha, às vezes, fazendo que tais problemas arrastem consigo outros relacionados com a saúde.
O homem é corpo e alma, é matéria e espírito. O corpo precisa da alma, assim como a matéria precisa do espírito para o equilíbrio, para a harmonia. Se não houver esta harmonia entre o que é o homem no plano horizontal e no plano vertical, há desequilíbrios que trazem consigo as suas consequências. Nem o homem pode estar só agarrado à terra, nem andar só pelas alturas, assim como não pode considerar-se uma ilha no meio da humanidade e da natureza.
O desabafo, o falar do que lhe vai na alma ou no espírito com alguém de carne e osso igual a si mesmo, apenas com uma coisa diferente... o padre foi chamado a exercer um ministério sagrado em nome de Deus e não em seu próprio nome e este encontro traz paz de espírito, bastante tranquilidade.
O homem fala com Deus e deve-o fazer, mas precisa de sinais e esses aparecem como mais sensíveis se eu ouvir a voz de um padre, a voz de alguém que, em nome de Deus, em que acredito, me dá alento, aconselha, me abre caminho, aponta uma luz ainda que seja no fundo do túnel e manifesta o sinal do perdão, fico com mais coragem para continuar a falar com o Deus que me ama e sempre está disposto a perdoar.
O Padre pode ser um pecador porque é um homem, por isso, também ele se confessa, assim como os Bispos e os Papas. Ninguém pode ter dúvidas desta necessidade comum a todos os homens de boa vontade que procuram o bem, a perfeição...
Confessar-se ao Padre é um bem que só traz saúde e uma vida espiritualmente bem equilibrada e tranquila em relação a si mesmo, e em relação aos outros.

Sem comentários: