AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 12 de dezembro de 2009

Dia da Restauração

Dia da Restauração

O dia 1 de Dezembro, um dia histórico para os portugueses, e, embora o facto de nos vermos livres dos Filipes, de Espanha, hoje, isso já não tem grande interesse porque todos nós gostamos dos feriados, e de um modo particular os jovens para não terem aulas. Muitos não conhecem nem valorizam o dia 1 de Dezembro. Passou à história. O Rei de Espanha até esteve entre nós este ano.
Neste ano, neste dia, houve duas efemérides. Entrou em vigor o tratado de Lisboa da União Europeia. Aqui, em Portugal, em Lisboa, a comunidade reforçou laços de coesão política, económica E SOCIAL. Não sei se, nesta coesão estão contemplados outros da cultura local, regional, nacional para a qual concorrem os costumes, as tradições, a língua, a religião e os objectivos a alcançar para todos viverem em harmonia e paz. É o respeito pela pessoa individual e colectiva. É mais difícil viver-se fraternalmente em 500 milhões do que em 4 pessoas, uma família, ou maior número, na freguesia, no concelho, no distrito, na região ou país.
Por outro lado ocorreu o encerramento da XIX cimeira ibero-americana que passou à margem de 60% da população que não sabe o que é ibérico e o sul-americano, nem vê a relação de uma coisa com a outra de interesse político, cultural, económico, social de tal encontro de 22 países. A orquestra ibero-americana a tocar o hino nacional foi acto de impacto, mas o hino nacional está a perder o sabor patriótico de outros tempos!... Dois acontecimentos tão importantes que a “inovação e conhecimento” poderão chegar num futuro longínquo a este nível, embora o Brasil, já se tenha tornado o 8º país mais rico, depois da existência desta união com 19 anos.
Estes acontecimentos vão dar outro sentido ao dia 1 de Dezembro com o Rei e a Rainha da Espanha aqui presentes a dar um sinal de que Monarquia e República podem conviver.
D. Duarte Pio, na véspera, a propósito da crise do país culpou a República de ser responsável desta miséria onde nos encontramos envolvidos.
Era bom que não se misturassem alhos com bugalhos, cada coisa no seu lugar. O dia 1 de Dezembro se é feriado… é devido à restauração e se não for por isso, acabe-se com ele. Porque também não justificará muito o tratado. É bom ter o passado presente para vivermos melhor o futuro. A globalização para mim é algo de muito mérito, mas haja cuidado porque quando tudo se reduz ao económico, ao material sem valores transcendentais, ela pode ser o caminho para a destruição da humanidade. Hitler pode estar por aí e se houver mais que um, gentilmente e com eficácia inteligente destruírá a raça humana. Podem ter outros nomes. Vírus disto… ou daquilo!...
Voltamos ao tempo em que nos encontramos, o Advento. “Vigiai e Orai!..”

Sem comentários: