AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Henrique Medina



O Mestre Henrique Medina nasceu no Porto em 1901. Aos 10 anos fez o retrato da sua avó materna. Isso valeu-lhe ser admitido na Escola das Belas Artes, levado pela avó materna, orgulhosa do retrato que o neto lhe tinha feito. Aceite pelo Mestre Marques de Oliveira, frequentou o Curso de Desenho, de Anatomia e Perspectiva, de Desenho e Perspectiva e o Curso de Pintura e Perspectiva.
Era filho de mãe portuguesa e pai espanhol.
Não casou, ou melhor casou-se com a “arte” e os quadros eram os seus “filhos”. Quem admira os seus quadros não tem dificuldade em concluir que se trata dum artista singular, o melhor pintor português. Deu vida à pintura, desde as cores, os olhos, às mãos, com ternura, com enlevo e dinamismo, com realismo, numa harmonia expressiva com vida. Qual retrato!... Não admira que tenha apostado nos nus porque as minuciosidades do nu são sempre as mais difíceis de expressar, mas como o “artista se aproxima mais do mistério”...de Deus, também é capaz de exprimir na pintura a beleza próxima do ideal humano como imagem e semelhança de Deus.
Henrique Medina percorreu Mundo: Argentina, Brasil, Estados Unidos, Suécia, Dinamarca, Espanha, Inglaterra, França e Itália. Foi condecorado várias vezes em Portugal. Recebeu uma condecoração francesa. Teve várias distinções entre as quais uma em Espanha e outra no Brasil.
Deixou colecções em Museus e Bibliotecas de cidades por onde passou, nacionais e estrangeiras. Realizou exposições várias, em conjunto e individualmente.
Viana do Castelo é uma das cidades que o tem presente em edifício público como em casa particular, aqui mesmo na Paróquia.
A religião, a política, a vida do campo e todos os quadrantes da vida social não escaparam aos pincéis que mãos artistas manejaram sempre com o timbre de um coração cheio de vida e de sentimentos nobres transmitidos à tela.
Adoptou Esposende como sua terra, construindo a sua casa e o seu atelier na freguesia de Goios.
O seu sobrinho e afilhado Henrique Medina Martins, casado com D. Maria do Céu Cardoso Medina Martins, tem duas filhas, ambas muito habilidosas para o desenho, mas nenhuma seguiu a arte da pintura do tio-avô.
Em Lisboa, foi dado o nome de Henrique Medina a uma rua. Em Esposende, uma praceta com o seu nome e uma estátua preparada pelo escultor Leopoldo de Almeida perpetuam este artista.
Próximo na amizade de Henrique Medina foi a família Sobral Torres, de Esposende, avós e pais do Dr. Alexandre Sobral Torres que nesta Paróquia tem uma casa, onde passa férias e fins de semana, herdada de seus sogros.
Das relações de Henrique Medina também era a Drª. Maria Olinda Pinto da Silva Martins, poetisa “Linda Martins” que agora vive também aqui na Paróquia.

Sem comentários: