AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 29 de dezembro de 2009

Luís Cerqueira- O Rancheiro-Pesca do bacalhau e motorista do mar

Luís Augusto Braga Cerqueira, filho de Zé Rancheiro, assim conhecido o famoso poeta popular, por acompanhar a mãe que ia ao Castelo levantar o rancho para os prisionários, em S. Domingos, na altura. De baptismo era José Dias Cerqueira e a sua mãe era a Judite da Conceição Pereira Braga, falecida aos 5 6 anos. O pai casou segunda vez com a conhecida por "Tilinha".
Foi o pai dele para além de poeta popular e com poemas publicados Jornais, participante e colaborador nos teatros dos Bombeiros e Caridade. Era irmão de mais dois, mas só ele, enquanto criança, acompanhava a mãe no transporte do Rancho e ficou conhecido pelo "Rancheiro".
O Luís nasceu em 23 de Fevereiro de 1931 e era irmão de Eduardo que faleceu aos 26 anos, solteiro. A namorada, Maria de Lurdes, manteve-se e mantém-se solteira a viver no Porto com família.



O Luís Cerqueira vive na Abelheira, nasceu em St. ª M.ª Maior. Andou na Escola do Carmo e na Escola Comercial. Foi trabalhar para os Estaleiros Navais de 1944 e 1946. Desde 1946 a 1974, foi para o Canadá. Andou abarcado nos navios no pescado Bacalhau como motorista 20 anos. Foi colega e amigo do "Zé d’Anha", do João Martins, do Adriano Amorim e José Rodrigues Correia.
Casou com Maria de Lurdes Monteiro de quem se divorciou ao fim de 40 anos de vida conjugal. Tem 2 filhos, o Eduardo, casado e contabilista e o Luís Cerqueira, solteiro, engenheiro.
Casou, como seu pai, pela segunda vez com Maria Adelaide de Castro da Costa, também divorciada e com um casal de filhos.
Foi ainda trabalhador numa oficina de navios no Canadá até à reforma em 1993.
Viveu no Canadá e o João Martins, pelo menos, chegou a fazer-lhe uma visita e diz que tinha uma grande e boa casa o colega e Luís Rancheiro.
O que mais gostava de fazer na vida era viajar e torcia e torce com força, no desporto, pelo Sporting. Foi numa peregrinação da Paróquia a Israel e Itália e fez outras viagens mais pequenas com a mesma organização da comunidade e participou através de Agências, percorrendo o mundo.

Sem comentários: