AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Os Jesuítas na Bandeira

Os Jesuítas na Bandeira
No Século XIX estiveram os Jesuítas na Rua da Bandeira, instalados onde hoje estão instalados Serviços do Estado. Foi nessa altura que nasceu o Apostolado de Oração aqui em Viana e a sopa dos pobres aqui na zona da Bandeira.
Só que eu agora não queria falar dos “filhos” de Stº Inácio de Loyola ou de S. Francisco Xavier.
Stº Inácio de Loyola foi seu fundador no século dezasseis, nascido ao Norte de Espanha, em Loyola, uma cidade muito bonita. Fundou a companhia de Jesus com a bênção do Papa Paulo III e se expandiu por todo o Mundo.
Aqui em Viana era uma casa depende de Braga e pouco tempo estiveram por aqui.
Resta-nos agora à Rua da Bandeira uns Jesuítas “os melhores do Mundo”, mas isso nada tem a ver com a fé, mas com a Pastelaria. São triangulares ou trapezoidais de farinha, manteiga, água, sal, gemas de ovo, açúcar, claras de ovo e canela. São folhados camada sobre camada, cortados e levados ao forno. São uma delícia. Por ouvir dizer que eram os melhores do Mundo, já os provei e de facto não tenho a dizer nada em contrário. Nunca comi coisa assim!
Sempre seria melhor, ter por cá os outros porque estes fazem mal aos diabetes e a outros doentes, mas ao menos, fica-nos na Bandeira esta lembrança a 100 metros de casa dos Jesuítas, na Leitaria do Carmo, com os Jesuítas docinhos ao lado dos Senhores Padres Carmelitas, os donos das patentes de tortas doces...

Sem comentários: