AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 9 de dezembro de 2009

Um Papa Médico e Amigo dos Pobres

Um Papa Médico e Amigo dos Pobres

Todos os Papas, Bispos e Sacerdotes são sempre “médicos” da alma, do espírito, mas neste caso, o Papa era mesmo médico. E era português, Pedro Hispano..
O filósofo e médico, nascido em Lisboa, talvez em 1205, fez estudos em Lisboa e depois em Paris. Há pelo meio do seu curriculum algumas dúvidas, mas o que é certo é que Portugal está orgulhoso do seu Papa em plena Idade Média, o Pedro Hispano, que tomou o nome papal de João XXI.
Foi um vulto da medicina portuguesa, professor de medicina em Itália e deixou uma obra “Thesaurus Pauperum” – o “Tesouro dos Pobres”, a arte de curar pensada para os pobres e consta que uma das suas terapêuticas curou uma doença ocular a Miguel Ângelo. Foi pioneiro no seu Tratado de Oftalmologia. Escreveu sobre “De Diaetis Universalibus” e de “De Urínis”.
Também foi famoso o seu Tratado que nos deixou de Psicologia “De anima” sobre a alma como substância espiritual, definida pela sua relação com Deus, que cria e conserva, alma na sua relação com o corpo que por ela é dirigida e conservada, pela relação com a sua própria essência e ainda a alma definida em comparação com as demais coisas vistas sobre o prisma de privação.
A sua acção como filósofo e médico foi notória em Portugal e no mundo da época.
“Thesaurus Pauperum” foi o mais discutido ao longo dos séculos e motivo de muito estudo e reflexão para especialistas e investigadores.
A sua subida ao sacerdócio, à dignidade cardinalícia e ao papado é para nós portugueses motivo de orgulho. Antes de ser Papa já tinha sido escolhido para médico do Papa Gregório X. Foi mais tarde eleito Papa em 1276, com o nome de João XXI. Por acidente na casa onde morava, um apartamento anexo ao Palácio de Viterbo, morreu em 20 de Maio de 1277.

Sem comentários: