AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 21 de março de 2010

VIA SACRA DO TRABALHO NOS DERRADEIROS PASSOS DE CRISTO- QUARESMA-ORAÇÃO-2010

VIA SACRA DO TRABALHO


Paróquia de NªSª de Fátima

19-03-2010



Iª Estação

A Agonia de Jesus no Horto



Água



Vocação e Missão



Aproximava-se o fim terreno da carreira de Jesus Humano por este mundo. Assim seria posto um ponto final com aquilo que de material pode significar à construção do Bem Comum que consistiu na Salvação.



O bem comum é da responsabilidade de todos os membros da sociedade, ninguém é escusado de colaborar na sua busca e no seu desenvolvimento, segundo o Papa João XXIII e o catecismo da Igreja Católica.

Mais, o bem comum é a razão de ser da AUTORIDADE política cuja tarefa da harmonização depende dos governos que não podem ficar-se apenas no bem-estar económico…



Estamos todos em agonia, não como a de Jesus.

A nossa não será apenas uma agonia mórbida do “deixa correr”?



Que faço eu pelo bem de todos?

Onde está a minha vocação e envio baptismal?





IIª Estação

Jesus é atraiçoado por Judas. É preso.



Tilintar de dinheiro…



Nobreza e Dignidade do Trabalho



Não basta o sofrimento que fez suor e sangue! Vem com isso uma traição!

Ora o trabalho de Jesus tinha sido um trabalho pautado pela dignidade da pessoa humana, como criatura de Deus; pelo respeito à vida humana; pelo princípio da associação; pelo princípio da participação; pela opção preferencial pelos pobres; pelos princípios da solidariedade, subsidiariedade, do bem comum e do destino universal dos bens;



O trabalho vocacionado enobrece e eleva o homem.

É atraiçoado!…



As traições são difíceis de esquecer! …

No entanto, Cristo do alto da Cruz perdoou logo: “ Pai, perdoai-lhes que não sabem o que fazem!”







IIIª Estação

Jesus é condenado pelo Sinédrio



Martelo…3 marteladas



A justiça no trabalho



A condenação de Cristo deve-se aos valores que Ele imprimiu ao trabalho: Obediência ao Pai, a Verdade, a liberdade, a justiça e o Amor. O que é justo exige a identidade profunda do ser humano mais que a lei.



Como respeitamos nós o direito natural ao trabalho. Às vezes, alguns preferirão ser ricos à custa dos outros, explorando-os.



Mas Jesus, apesar de sempre mostrar transparência e honestidade, foi condenado como um corrupto.



IVª Estação



Jesus renegado por Pedro



Fome…miséria…violência…roubo…emigração…doença…

Pobreza…



O desemprego



A LOC reflectiu sobre o momento histórico das muitas realidades concretas que põem em causa a dignidade da pessoa: as situações de subemprego, o pluriemprego, ou desemprego que mexem connosco…, e vão fomentando o medo, particularmente, entre os que vivem na pele os salários em atraso, a precariedade no trabalho, os recibos verdes... Perante isto desanima-se! Apesar de tudo, como cristãos devemos estar conscientes que “a dignidade pessoal de cada ser humano exige o respeito, a defesa e a promoção dos direitos da pessoa humana”



Éramos amigos enquanto havia trabalho, depois deixamos de o ser!...



Como partilho e como vivo a favor de quem não tem trabalho e passa fome?





Vª Estação

Jesus julgado por Pilatos



À Morte…à morte…à morte…



O Direito ao Trabalho e a iniciativa privada



O lucro, por si, não indica que uma empresa está a servir a sociedade porque… não é lícito obter lucro, à custa da dignidade do trabalhador, da sua violação e dos seus direitos.

O Estado deve apoiar a iniciativa particular que tem por objectivo estabilizar e desenvolver o bem de todos e patronato e trabalhadores poderem ter a recompensa justa de um trabalho digno e eficaz.



Hoje os julgamentos fazem-se também na Praça Pública - pela liberdade de consciência; condenam-se cristãos e não cristãos, crentes e não crentes, mas, sobretudo, os que têm pouco ou, tão pobres, andam de aqui para ali, dali par’acolá, sem respeito pela privacidade; não têm nada!... Liberta-se o criminoso e condena-se a vítima!...



Que fazes do teu irmão que sofre?



VIª Estação

Jesus Flagelado e coroado de espinhos



Muito te amo, filho. Agora vou trabalhar…



O Trabalho e a Família



O trabalho constitui o património mais valioso para a sobrevivência de uma família, mas a crise mundial em que estamos envolvidos vai aumentando cada vez mais um fosso entre famílias que têm tudo e famílias que não têm nada.

Sem trabalho aumenta a desagregação familiar, como podemos ver todos os dias:



Violência doméstica, crianças vítimas de maus tratos, mulheres vítimas de violência, roubo, procura de refúgios, estados depressivos, doenças graves, racismo, toxicodependência, prostituição, seropositividade, alcoolismo, perda de valores e… a vida torna-se uma palhaçada e sem sentido…

Estamos a ser flagelados, mas talvez mereçamos. Tu não, ó Cristo! …



Queres estar bem, vai para a prisão. Aí tens tudo de graça!



Temos de revolucionar a caridade…a começar pelo nosso coração de modo que transborde para os outros. É a revolução do AMOR, sem a qual seremos nós crucificados como vítimas do materialismo, do capitalismo e do consumismo…







VIIª Estação

Jesus carrega a cruz às costas



A cruz, a cruz, a cruz…



O trabalho como realização pessoal





Quando se carrega com amor a cruz de cada dia, isto é, o trabalho, é mais fácil chegar ao fim e sentirmo-nos mais felizes por termos conseguido os nossos objectivos. No entanto, ninguém pode ter a ousadia que não precisa da ajuda do outro e, entre os outros, sobressai, socialmente falando, o Estado que para isso existe com o poder que lhe foi dado pelo cidadão e trabalhador.

O mesmo acontece às iniciativas privadas que lutam pelo bem de todos, dando respostas sociais, criando postos de trabalho e concorrendo para o bem comum. O Estado deve intervir para evitar situações de desequilíbrios e de injustiças sociais, mas… sem intervir a dominar pela lógica burocrática, em tempo de crise, e a fazer ele o que não consegue melhor e sempre muito mais caro.





Uma cruz agarrada com Amor traz alegria e satisfação de um dever cumprido.



Com que coragem levas a tua cruz?

O Mestre ensinou!





VIIIª Estação

Jesus ajudado por um cireneu a transportar a Cruz



Caiu, levanto-o…



Segurança no trabalho

O homem, como a religião, existe antes do Estado. A legitimidade deste é-lhe conferida pelo voto popular, por quem trabalha, por quem zela uma família, por quem luta para o bem da sociedade.

O Estado tem com o direito que lhe é conferido e, ao mesmo tempo, o dever de zelar pela segurança do trabalho, pela sua estabilidade, pela qualidade de vida, pela justiça, pela saúde e zelo pelo seu futuro em relação ao trabalhador como em relação à família.



Enquanto cada um deve ser para os outros como o Cireneu, o Estado tem muita mais capacidade e poder para fazer vingar a justiça… se a caridade não funciona…

O amigo Jesus Cristo é o nosso Cireneu nos momentos dificéis.

Que conceito tens tu da família? És cireneu do teu irmão?





IXª Estação

Jesus fala às mulheres de Jerusalém

Ó Mulheres…



O Trabalho Feminino e o trabalho doméstico



O trabalho doméstico, em especial o da mãe de família tem de ser valorizado e o Estado, seja social ou não, deve desobstaculizar as pedregulhos que estas têm pela frente nos caminhos do seu dia a dia e ter em conta que elas merecem uma remuneração quando não têm outro trabalho…A mulher não é mais frágil que o homem, são ambos criaturas de Deus com os mesmos direitos e deveres.

É apreciável o trabalho da mulher onde quer que seja. Homem e mulher são uma dictomia assim querida por Deus e abençoada da mesma forma.





Jesus fala às mulheres de Jerusalém e fala às mulheres do nosso tempo. Não choreis por mim, mas… por vós e pelos vossos filhos…

Dias virão em que já não tereis tempo…fazei já o que precisais de fazer hoje e não deixeis para amanhã!…



Mulher que pensas de ti?







Xª Estação

Crucificação de Jesus Cristo

Martelo e Prego…



Um trabalho crucificado na Cruz



Cristo o Homem da Glória - Divino e Humano - Filho de Deus levou o seu projecto ao fim que, não era outro, senão o projecto de salvação da humanidade. Neste acto de AMOR restitui ao Homem o Paraíso.

Um trabalho inglório? - Não.

Um trabalho eficaz, como eficazes foram sempre as suas palavras e os seus gestos.



A determinação discernida, perseverante, corajosa e firme na aplicação ao nosso trabalho, também ele nos pode crucificar, mas se nele pusermos toda A VERDADE E TODO O AMOR, como algo para maior glória de Deus, nele seremos também glorificados.



Que esperas, uma cruz mais leve do que a do mestre?







XIª Estação

Jesus promete o Seu Reino ao bom ladrão



Obrigado…

O Emigrante e o imigrante

Todos têm um direito natural de participar na vida activa quer no mundo do trabalho, quer no mundo social e político, tendo em vista o bem comum. Às vezes a sua terra não lhes dá essa liberdade, justiça, direitos que têm para si, para a família, para a comunidade em geral…e deixam tudo, saindo da sua terra ou do seu país à procura, como povo errante, ou peregrino, de melhores salários, de mais justiça e de um bem melhor que não o encontrou na sua torrão natal.



Quantos são mal acolhidos e, quem sabe, se não são muitos desses escorraçados os primeiros a terem direito ao Reino de Deus, como o ladrão que sentiu o sofrimento de Cristo, diferente do dele, e se reconheceu pecador perante alguém que estava a vencer uma batalha cruel e infamante.



Também procuras trabalho?

Já adormeceste no teu bem-estar?

Como acolhes o teu vizinho?

Ou nem o conheces?





XIIª Estação

Jesus na Cruz, a mãe e o discípulo



Ó Mãe, não há dor igual à tua…



O Direito ao trabalho e o dever para com a entidade patronal



O direito ao trabalho supõe deveres e quanto melhor entendidos, melhor e mais eficaz, será o trabalho quer para o trabalhador, quer para a entidade patronal. Isso está consagrado no mandamento do AMOR.

Trabalhadores e patrões devem ser uma família mesmo dentro das contingências sociais, económicas ou políticas adversas.

Quando se acabam os objectivos para o patrão, quando este não pode, não pode. É mau que assim seja, mas é bom que haja compreensão de parte a parte e que a Justiça e o Amor estejam evidentes e a família continue assegurada pelas leis previstas para a protecção de um trabalho justo e de uma família digna. Olhemos para Cristo do alto da cruz: entrega ao discípulo a sua mãe…



Não façais aos outros o que não gostarias que vos fizesse a vós?





Como trabalhador, já pensaste que tens também deveres?

Como tens vivido esses deveres, ou pensas só nos teus direitos?

Como empregador já pensaste nos teus deveres ou parece-te que só tens direitos?



XIIIª Estação

Jesus morre na Cruz



Folha de Flandres…



Morreu o trabalho



Isso seria a maior desgraça para o Homem porque só se realiza neste mundo procurando, com a sua inteligência, a criar projectos; a escolher o melhor, a executá-lo, a ver, a apreciar o que fez e a tirar prazer da sua obra, agradecendo a Deus a capacidade que lhe deu…



Não foi por solidariedade, nem por subsidiariedade, nem por altruísmo, nem por humanismo que o Rei da Glória se deixou crucificar, mas, apenas e só pelo AMOR do Pai para com a criatura, Sua imagem e semelhança que a queria no Paraíso.



Como vai por dentro de ti o Amor ao Próximo









XIVª Estação

Jesus é encerrado no sepulcro



Toca o sino!…Morreu!…

Vítimas do trabalho



Não são vítimas do trabalho apenas os que morrem por acidentes do trabalho, mas também os que já não podem com o trabalho por motivos de saúde, de mau companheirismo, mau ambiente e trabalhos complicados, sem a devida, e continuada protecção de segurança ou capacidade para os executar.

Cava-se muitas vezes no trabalho não a realização pessoal, mas a sepultura da pessoa e de um trabalho que não foi plenamente eficaz porque, pelo menos, falhou na sua eficácia do prazer que daí poderia advir para o ser humano.



O trabalho deve ser tanto mais fecundo e produtivo quanto mais o homem o conhece, o ama e faz com vontade própria, até o procura, em cada manhã e sem ser coarctado na sua liberdade para o fazer com vida e com alma.



O trabalho é para ti um peso ou uma libertação?...

É para ti uma Missão?…





XVª Estação

Ao terceiro dia Jesus Cristo ressuscita



Aleluia!…



A alegria do trabalho e a reforma



É tentação querer o imediatismo, o resultado rápido das coisas…em Jesus Cristo tudo poderia ter sido de imediato, mas é significativo este terceiro dia…há que esperar! É apenas preciso acreditar e ter esperança que depois da tristeza virá a alegria, depois do fracasso, virá a vitória! …

Trabalhar bem sem esquecer que a melhor arma para o nosso trabalho é a oração - há que transformar o nosso trabalho numa oração permanente…constante…

Depois de um trabalho feito com amor se verá a eficácia da sua realização pessoal não só para o homem, mas para os HOMENS, para a sociedade em geral…





As realidades vividas por trabalhadores e reformados são bem diferentes e até quando?



Aleluia! … Aleluia! …Aleluia! …





A tradicional Via Sacra pelas ruas da Paróquia, à noite, este ano, é diferente.

Era a Via Sacra dos Jovens!



Esta Via Sacra foi feita sob o tema do “TRABALHO” com base na Doutrina Social da Igreja, de S. José Maria Escrivá e…



Interpretaram grupos diversos orientados por gente ligada à Paróquia que encenaram e levaram à meditação, contemplação e interiorização, do trabalho de hoje, nos últimos passos de Cristo- Humano na terra.



Padre Artur Coutinho

Sem comentários: