AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 19 de maio de 2010

As Lavadeiras


Lavadeiras pintadas a óleo por mim em 1967 e exposto no Turismo de Braga

A lavagem de roupa era normalmente um recurso de muitas mulheres para sobrevivência das famílias.Era um trabalho duro, sobretudo, no Inverno, pois para além de andarem de casa em casa, depois da caminhada da casa de habitação à procura de roupa suja, uma mais suja outra menos, ir para a margem do rio ou para os lavadouros públicos regelar no Inverno as mãos até não as sentirem ou sofrerem a dor de mãos quebradas e já de si bastante castigadas pelo contínuo uso de águas, de sabões, lixívias, etc… para molhar a roupa, ensaboá-la, esfregá-la, torcê-la, sacudi-la, pegar nas molas e dependurá-la para escorrer a água ou colocá-la no estendal para corar e voltar a passar por água até secar e passar a ferro, tornava-se tarefa muito difícil.


Tanto podia ser roupa de linho, de estopa, algodão…como seda...

Eram mulheres humildes, simpáticas, airosas e extrovertidas, mas nos lavadouros públicos era o local onde tudo se descobria porque, todas juntas, falava-se de tudo e de todos e, por brincadeira, se dizia até que às vezes não lavavam só a roupa, lavavam também a língua, por falarem muito e descobrirem-se os segredos todos da terra ou da região. Eram poucas as que falavam menos e até, às vezes, impunham silêncio ou mandavam calar quem estivesse a ir longe demais.

Em muitas ocasiões, não tinham malícia nenhuma, mas não escapavam pelo menos destes ditos.

Junto aos lavadouros ou a locais da margem de rios, onde iam muitas lavadeiras, aparecia uma loja que vendia ingredientes para as lavagens e também, vinho ou outras bebidas e petiscos sem faltar, o pão, a marmelada, o queijo e a pasta de chocolate.

A Teresa Silva, antiga lavadeira da Abelheira, disse-me que levava por cada lençol lavado 5 tostões, isto é 1/4 de cêntimo.

Acabou a lavadeira, isto é, até agora era uma pessoa que lavava no lavadouro ou na margem do rio sobre umas pedras inclinadas, agora é na máquina. Tudo mais simples. Basta ter máquina, escolher o programa e carregar no botão.

A.C.

Sem comentários: