AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 2 de novembro de 2010

D. Anacleto Cordeiro visitou a obra da igreja nova na Abelheira

Bispo de Viana do Castelo visitou obras de nova igreja




“O bispo de Viana do Castelo, D. Anacleto Oliveira, visitou esta Terça-feira, 19 de Outubro, as obras do novo “Pólo de Actividades da Abelheira” que integra, entre outros espaços, uma nova igreja com capacidade para 800 lugares sentados.

O prelado salientou que a edificação do complexo oferece à paróquia de Nossa Senhora de Fátima, principal destinatária do novo templo, a oportunidade de ser formada por “pedras vivas”, imagem que sublinha a noção de que a participação dos fiéis na vida eclesial constitui o principal activo da comunidade.

Referindo-se às dificuldades de concretização do projecto, o bispo de Viana do Castelo disse “sofrer” e sentir-se “solidário” com os paroquianos.

D. Anacleto Oliveira salientou que as obras “grandes e custosas” se tornam nas “mais gostosas”, passando a fazer parte da história de vida de cada fiel: “Morremos um pouco para que elas se ergam”, disse.

O novo complexo paroquial, localizado numa das zonas de maior crescimento populacional na cintura urbana de Viana do Castelo, vai servir a formação dos fiéis, nomeadamente a catequese, acolher os movimentos e disponibilizar espaço para as actividades de apoio às crianças e idosos.

A falta de dinheiro para a continuação das obras vai obrigar ao fecho total do edifício, através do revestimento a cobre das coberturas e fachadas e do encerramento de todos os espaços com caixilharias.

Segundo o responsável técnico pela construção, estas medidas permitirão preservar o edifício da degradação, protegendo as artes já terminadas “no caso de se prolongar muito mais no tempo a conclusão da obra”.

Para esta fase são necessários 500 mil euros, quantia que o pároco, padre Artur Coutinho, reconheceu ser difícil de angariar, até porque todas as verbas aplicadas no projecto têm sido obtidas com donativos dos fiéis da comunidade, sem qualquer apoio de instituições públicas ou privadas.

Os paroquianos continuam a lançar mão de toda a criatividade para juntar um milhão de euros, montante necessário à conclusão do complexo, cujo custo total está estimado em 3, 5 milhões de euros.

Paulo Gomes/Agência Ecclesia

Sem comentários: