AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 21 de novembro de 2010

Educação para os valores

Os valores da fraternidade, da igualdade, da liberdade, do patriotismo, do absoluto, da solidariedade, da dignidade, do humanismo, estão a ser ultrapassados por uma educação completamente contrária, ou seja, educação para a desigualdade, para o global, para irresponsabilidades, para o animalismo, para a competitividade, para o ter, para o "salve-se quem puder" para a matéria como sendo estes os valores absolutos dos humanos.


A educação parece voltar-se para uma ditadura de relativismo. O transcendente, a substância, já lá vão. A contingência essa é a importância que parece atribuir-se na escola, até à família.

Não é preciso pensar muito, mas só seguem essa ditadura relativista quem quer porque julgo que ainda se é livre para aceitar uma coisa ou outra. E os pais não podem abster-se como principais educadores dos seus filhos. O Estado está para contribuir porque para isso se pagam os impostos. De igual modo se diga da Igreja, ou das religiões que têm sempre o seu espaço assegurado contra todas as formas de ditaduras… que apesar da sua teocracia sempre defende os valores da fraternidade, igualdade, dignidade e liberdade na corresponsabilidade da comunhão duma família mais alargada e dialogante.

Sem comentários: