AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 21 de novembro de 2010

Não há fome e pobres aumentam

Há pessoas que já se limitavam a refeições económicas na nossa cidade até 3.50 ou 4.00 euros. Muita dessa gente come agora uma sopa e um pão “por motivos de dieta e só gastam 1 euro”.


Quando isto virou de escudos para euros, recordo que o jornal custava ( 100 escudos) 50 cêntimos, agora o mesmo jornal custa 85 cêntimos , isto é 170 escudos e que um pão não chegava a um cêntimos ( 2 escudos) e hoje custa 10/11 cêntimos, isto é 22 escudos. A conversão do escudo em euro, em Portugal, não foi proporcional para a maioria da gente. Um cêntimos não era nada em escudos, mas em euros um cêntimos vale mais de 2.00.

Para alguns só os 50 cêntimos e a moeda euro unitária é que valia alguma coisa, mas longe de pensar que valiam 100 escudos ou 200 escudos.

Nessa altura comia-se uma refeição facilmente com 1 euro (200 escudos). Agora a refeição custa 5 euros, no mínimo, 10 ou 15 ou 20 euros conforme os locais, isto é, 2 mil escudos, 3 mil escudos ou 4 mil escudos..

Com a crise em que nos encontramos e os salários a não acompanharem o peso do euro, estamos agora com salários congelados, mais impostos, mais cara a vida. Agora um pão custa 20 escudos, por pouco mais se comia uma refeição ligeira em 2001.

Hoje há gente em Viana a comer ao meio-dia uma sopa e um pão por 1 euro “para fazer dieta”, isto é, já não pode pagar 3,50 euros por almoço porque já não chega.

Se estiver o leitor com o trabalho de fazer um estudo da crise mundial e nacional e o que as pessoas ganham umas tão diferentes das outras, bem mal está a maioria da população: maior índice de pobreza e maior índice de riqueza para os que já estão ricos e seguros dos seus salários ou reformas exuberantes.
 
Não há fome e são diagnosticadas pessoas com fome...

Sem comentários: