AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 18 de novembro de 2010

Palha-Palhada-Trapalhada

Palha, palhada e trapalhada - Curiosidades




A vogal "A"entra naquilo que é fundamental na vida como é a água, em quase todas as línguas. É também significado de sistemas de unidades na matemática, are, no ângulo… e invertido significa universal; na física é sinal de Ampere, usado como prefixo latino é sempre matemático de quantidade em números. Nas línguas é a primeira letra do alfabeto e significa princípio e vem da água; astronomicamente pode significar estrela de uma constelação chamada alfa; na vida do mar significa banco ou serra de areia… a letra "a" significa em matemática ainda a hipotenusa do célebre teorema de Pitágoras cuja fórmula - "a" (hipotenusa) ao quadrado é igual à soma dos quadrados dos catetos.

A primeira letra que o homem começou a pronunciar foi o "a" das vogais e a primeira letra da maioria dos alfabetos. Conf. Topónimo Viana em acoutinhoviana.blogspot.com.

Assim como uma das consoantes seria o "m" labial, mamá (Conf. o mesmo blog), veio depois o "p" papá e o "t" de tátá. Ainda hoje dizemos de alguma criança que já vai juntando palavras "já quer dizer tátá".

Como é que daqui passamos a pá, espécie de colher; pã, instrumento de sopro para chamar; pal de raiz pré-indoeuropeias que significava torcer ou curvar; dando origem a plek em grego para significar entrançar e em latim duplex ou complexus para significar duplicidade, complexidade, questão difícil. Faz-se tranças de palha para o cambão das cebolas e tudo é complexo porque não faltam misturas de palhas.

Ora a raiz da primitividade de pále, pala, (Conf: wikisowrce, bibliotecalivre), significava lutar, dobrar, abater. Toda a palha dobra e é abatida e dá para a luta brincando…

Uma pala para nós não é uma luta, mas pode ser usada com o nome de escudo de defesa, como uma defesa do sol, da chuva, do sol ou do vento nos olhos.

Enquanto da palha é radical pal aparece pále, pala, palha, planta da classe dos armínias? que se torce, curva-se, entrança-se e se abate por si, ou por outrém.

Segue-se a palhada como mistura de palha cortada, traçada com erva para alimento dos animais. Este tipo de mistura com outros ingredientes também os humanos a usam não com palha e chamamos salada : salada de alface, de tomate, de agriões,etc...

Não é igual à palhada que só tem uma mistura de erva e palha ou cozida com farelo para as bestas. No entanto, à salada ninguém lhe chama uma palhada. A palavra Palha em alemão, basco, holandês, norueguês, estónia, inglês, escocês, sueco, maltês, é traduzida sempre por um tr, como stroh e straw. Até no latim é stramen. Também a palhada tem nestas mesmas línguas como radical tra.

O prefixo latino tra de palhada, dá trapalhada e vem reforçar a mudança do claro para obscuro; vem trazer a confusão, a mistura, a palhada de uma palhada reforçada, de um imbróglio, de um problema, bagunçada, mistura de muitas coisas que em vez de clareza traz apenas confusão.

Há o mercado dos trapalhões na ilha de Angola que é conhecida por um local de singulares refeições.

Como transpassar que significa ir além de… e perdemo-nos, por isso, no sentido que queríamos levar por diante…

Também "palhada" é um topónimo de um bairro em Iguaçu, no Brasil.

Em Trás-os-Montes tramalho é uma espécie de rede para trancar, isto é, criar obstáculos, como trama ou tramar.

Traila, trailará, traitraico, trantapiwe, (Trukw (neblina), Travaços é outro topónimo, truque…)

E como sói dizer-se que "todo o burro come palha, a questão é sabê-la dar".

Não é o que quero neste momento, mas sim trazer ao de cima que não faltam trapalhadas, que podem ser perigosas e como podem não têm nada a ver com palha, nem palhada ou palheiro onde os ratos fazem os seus ninhos e se escondem. Cuidado, por isso, com as trapalhadas.

Não sou etimologista, por isso, se me disser que isto que acabou de ler é mais uma trapalhada, serve, ao menos, para o ajudar a definir, ou descrever, o que são trapalhadas.

Sem comentários: