AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 19 de março de 2011

Visita do Zé Bento e esposa

O Zé Bento era natural da Meadela, vivia perto de S. João d’Arga, mas como namorava à Rua da Bandeira ele com os colegas cuja foto já aqui se publicou, ao verificarem que a Igreja estava abandonada, suja e a entrar em ruínas, formaram uma Comissão e fizeram limpeza e obras.


Assim diz Zé Bento: “Abrimos a igreja com autorização do Monsenhor Coruche”. Andaram a pedir para comprar a imagem de N. Srª de Fátima, que hoje se encontra para peça de museu depois de ter passado pelo fogo que ocorreu em 2000. Percorreram a cidade a pedir para o resto das obras, bancos, etc… No entanto, o João Cerqueira em vez de dinheiro deu a madeira e um “Cambão” dono de uma taberna à Rua da Bandeira fez os primeiros bancos. Era o “Fominha”, assim conhecido.

Fizeram festa, arraiais, procissões a sair da igreja Matriz para as Carmelitas. O arraial era junto da Taberna do “Fresquinha” com Banda de Música, a maior parte das vezes, a Banda do Orfanato. Os Silvas e os Castros ofereciam o fogo.

A namorada que hoje é a sua esposa era dos “Strossas”, filha de Manuel Fernandes, de Barcelos e de Antónia Almeida (a Strossa), irmã de Joaquim de Almeida e de João de Almeida, nascida em 1931.

“Nós não tínhamos nada com o Lar de Santa Teresa, mas só com a Igreja”.

Depois de casados fomos morar junto ao S. João d’Arga e então também foram abrir as portas da Capela de S. João d’Arga que também estava fechada.

Outra Comissão entrou e de uma delas fez parte o costureiro Manuel Machado que era o tesoureiro que morava onde era a casa dos Santinhos.

Foi emigrante em Moçambique e na África do Sul desde 1966 até 1977. Tem uma filha, a Conceição, que está casada e com um casal de filhos, a viver na África do Sul, em Joanesburgo.

Sem comentários: