AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 14 de maio de 2011

Peregrinações a pé!...

Peregrinações a pé!...


Peregrinação a pé a Fátima como a qualquer outro santuário é sempre uma condição de sofrimento, penitência válida e importante. Hoje começam a crescer as peregrinações a pé, mas para tudo há um limite

porque temos uma vida pela frente, temos de saber até onde esse sofrimento pode ir e naturalmente que nem a Mãe de Deus e Mãe Nossa quer que vamos além desse limite.

Deus quer a Vida e não a morte física e prematura depois de uma jornada dura, vê-se no semblante de muitos dos pere­grinos em marcha pelas bermas, apesar da resistência surpreen­dente de muitos deles. Há peregrinos que o fazem há muitos anos e entram pelos setenta até aos oitenta de idade, mas…é preciso ter coragem para dizer basta…ou serem seguidos por um médico e há os que também o fazem.




O Santuário já tem equipas para acompanhar os peregrinos e isso foi a melhor medida que foi tomada porque a Igreja deve estar atenta a este tipo de penitência e acompanhar para que nada possa acontecer aos que de boa vontade sentem necessidade de agradecer graças recebidas ou pedir.

Para pedir graças não precisamos de ir tão longe, pois “Deus bem sabe do que precisamos” e o importante é um coração novo, constantemente renovado seguindo a vontade de Deus Pai.

Há aqueles, são raros, que se dão mal com os vizinhos, guardam ódio e rancor no coração e, nesses casos, como ter coragem de tomar uma iniciativa destas!

É por isso que há necessidade de uma preparação espiritual e cuidados de saúde, de alimento e roupa, água e movimentos, etc… antes de partir e fazer deste acto um acto oficial como dar o nome na Comunidade de que faz parte e até, se possível receber uma bênção…é importante que a Comunidade se una a esta iniciativa ao menos pela oração.

Tudo isto pode minimizar lesões espirituais e materiais e antes pelo contrário trazer uma graça especial para quem vai e para quem fica…

Caminhar 30 ou 40 km dia é um esforço não habitual e precisa de vários cuidados para evitar males que Deus não quer.

Aos diabéticos, por exemplo, é recomendados ainda mais cuidados…porque podem prejudicar-se em muitas das situações orgânicas do seu corpo.

Uma boa acção, um testemunho significativo, mas dentro da razoabilidade se, para tal, tudo for feito com dignidade, humildade e preparação a longo prazo e no imediato.                                                       A.C.

Sem comentários: