AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 24 de setembro de 2011

Fernando Amado e Rosa Parente

















Rosa Fernandes Parente, nascida a 6 de Setembro de 1940, andou na “Universidade da Escola da Avenida” e fez a 4.ª classe porque nessa altura, para as mulheres, já era muito.


“Dou-me por feliz os meus pais terem-me deixado estudar até quarta classe que valia mais do que hoje o 8.º Ano. Mais tarde quiseram que tirasse o curso de Professora. Ainda hoje os jovens, já crescidos, e que trabalham para fazer contas ainda estão a “tocar piano”, isto é, a contar pelos dedos ou pelas teclas das máquinas. Enquanto eu as faço mentalmente, tal foi o “desenvolvimento mental que a aritmética que aprendi ainda me vale com os meus 71 anos.”

Depois trabalhou na costura. Foi da JOC e, desde 1978 até 2011, vicentina, leitora, foi do coral a partir do Marcos 9,37, Ano Internacional da Criança, 1979.

Casou aos 24 anos com Fernando Meixedo Rodrigues Amado. Fizeram este ano, em 20 de Julho, 46 anos de vida conjugal.

O Fernando Amado seguiu sempre os passos da esposa, embora a sua profissão fosse electricista, nos E. N. V. C. Foi sempre muito caseiro e amigo da família. Desde 1967, com o Padre Neiva, primeiro pároco desta Paróquia, até agora tem sido o “bombeiro” da Comunidade e, muitas das obras, estão trabalhadas por ele em electricidade desde o princípio, fazendo manutenção e melhorando ou actualizando.

Assim como a Rosa é generosa para a comunidade, o seu marido não o é menos.

São uma família que, com nobreza de alma,transmite aos seus vindouros princípios da paz e harmonia, passando já ao seu netinho, como acontece o mesmo com o cunhado Domingos Salgueiro.

A Rosa deu ao seu marido duas filhas: a Fernanda, que é a mais velha e a Teresa, ambas casadas, mas só a Teresa tem geração.

A Rosa, para além de ser vicentina, foi presidente da Conf. da Paróquia e foi presidente do Conselho Central de Viana do Castelo, com a ajuda do seu marido e de amigos, nunca deixou de cumprir o seu dever como tal.Agora deixou por motivos de saúde, mas ainda há-de continuar a servir a Igreja.

Sem comentários: