AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 9 de outubro de 2011

Manuel Basteiro um Paroquiano produtor de Alvarinho

Manuel Basteiro


um Paroquiano produtor de Alvarinho




















Manuel Basteiro, (este apelido é de origem galega bastero que significa albardeiro ou segundo outros autores:Besteiro ou Vesteiro; no séc XI aparece em Porugal Ballesteiros ou Baesteiros,como hoje Besteiro que do latim quer dizer lançador de setas, flechas, ou balista que era uma máquina romana de lançar pedras- Cf.in Onomástica Persoal do Noroeste Hiapasno, de Egídio Rivas Quintas). Manuelk Basteiro nasceu em Penso, Melgaço, filho de António Basteiro e Elvira Rodrigues.

O pai cumpriu o serviço militar na Legião Estrangeira Francesa e esteve na Africa do Norte e acabou em Lisboa e a mãe era hoteleira.

Manuel Basteiro casou com Rosa das Dores Domingos, em 23 de Outubro de 1960 de quem teve uma filha, a Sílvia, casada e com geração. Entretanto trabalhou em França como porteiro particular e depois veio para Portugal e trabalhou na Embaixada da Turquia depois de 1982, de onde se reformou.

Hoje dedica-se à cultura de vinho alvarinho mas sua terra e da família.

Tem marca registada o vinho bem da família com o nome cané.

Sei que é muito bom para acompanhar lagosta, peixe forte, ... um bom bacalhau!...Tem um paladar macio, com sabor a mel bravo, verde seco, um aroma silvestre loureado, de côr ourejada brilhante, e, friinho, sabe bem com qualquer prato ou cozidinho.






















O senhor Basteiro tratou da esposa durante 4 anos em cadeira de rodas e não quis ninguém porque ele tinha bom físico e saúde e podia, depois... “o amor é mais forte que a morte”.

Agora descansa e diverte-se no grupo das concertinas de que faz parte. Trabalha como viticultor com prazer e alegria. Aliás é uma pessoa de fácil relação e fala frequentemente sobre a vida e as histórias da sua vida sempre preparado para o duro, para o pior. Mas, aliviado agora, descansa e o trabalho o alivia, sentindo-se feliz, sempre bem animado e animador.

Sem comentários: