AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Merufe - Monção - Adaúfe em Braga

Merufe - Monção


Na minha opinião, depois de há tempos andar à procura de elementos, tudo me leva a crer que Merufe provém de duas palavras indoeuropeias como mêr (morte), wulf (lobo) pode significar lugar onde havia lobos e sítio onde eles eram mortos, apanhados, local de fojos.

O caminho dos mortos, talvez de 2.5Km, segundo informações dum amigo, existente nesta freguesia é posterior. Era o caminho por onde eram levados os mortos para lugar sagrado, para o Mosteiro ou cemitério.
A meio do caminho todos comiam o bacalhau.

No entanto, podemos ter outros caminhos, atrvés do latim ou do grego, para pder afirmar que Merufe é o lugar de repouso, lugar sereno, precioso para descanso, um local mágico que nos atrai também para o sossego.
Há ainda outros topónimos como Marufe -  e com a terminação ufe, de origem árabe, Adaúfe em Braga, mas há outros mais como Gondufe em Amares e o lugar de Gondufe em Chaviães-Melgaço.

Sem comentários: