AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Aspecto Relegioso - coisas velhas - testamentos

Aspecto Relegioso

Em ofício de corpo presente de 10 padres, quer que no prazo de 1 ano contado da data do seu falecimento se digam as seguintes Missas: 50 por sua alma, 10 pela de sua mulher; 20 pela de seus pais, 5 pela de seu irmão Manuel e 5 ao Anjo da sua Guarda; todas rezadas.


Quer que durante 15 anos e no dia do aniversário do seu falecimento ou no dia seguinte se o primeiro for impedido, se diga uma missa anual que será anunciada pelo pároco da sua freguesia no Domingo anterior e à missa da manhã.

Existiu a Confraria de Nª Senhora do Rosário e do SS. Sacramento.





Você – aos cunhados.

- Os cunhados tratam-se todos por você, ainda que antes se tratassem por tu…

Em desuso também os maridos.







Declaro que logo que eu falecer meu corpo será amortalhado e será colocado num caixão para esse efeito.

Um só ofício de corpo presente de 30 padres aos quais se lhes dará a esmola do costume, no dia do meu enterro se darão aos padres as esmolas do costume pela minha alma 300 missas, pela alma de minha mulher 50 missas, pela alma de meu filho Pe. Jerónimo 80 missas pelas almas de meus pais 20 missas, pela alma de meu tio Manuel 10 missas, pelas almas das minhas obrigações 10 missas, a Sta Justa 2 missas à Senhora do Amparo 1 missa a Nossa Senhora da Boa-Nova uma missa ao Anjo da minha guarda 1 missa, ao santo do meu nome 1 missa. Ao santo ou santa do dia em que eu falecer uma Missa, à Virgem Nossa Senhora uma missa, ao SS. Sacramento uma missa, que ao todo fazem o número de 449 missas ditas por uma só vez e de esmola do costume e ditas no prazo de um ano depois do meu falecimento.





Dêem-me asas ao pensamento e gostaria de afirmar mais uma vez que a nossa concepção desenvolveu-se num líquido chamado amniótico, o nosso primeiro leito foi a água e na água alegres como o peixe na água. O nosso primeiro leito foi a água, o berço (cama) pequenina e fofinha e estar em casa (ma/ison) (haus).

O nosso leito agora para descanso do dia a dia de trabalho continua a ser algo que tem a ver com a água. Sem ela não vivemos, sem ela não dormimos, sem ela não temos vida privada.

Como todas as palavras da raiz cam, ou Camb que significam curvo, torto, na língua celta ou ribeiro.

Todos se recordam das antigas camas, muitas vezes com colchões enchidos de palha centeia e nunca era tão direitinha como hoje. Às vezes tinha as suas curvas, covas ou altos, um pouco elevado do chão com uma armação em ferro ou madeira. Uma cama ibérica era ainda mais parecida com uma esteira, mas é desse leito que deu cama em latim. E ao fim de um bom dia de trabalho que faz feliz e realizado o homem precisa dela para descanso, ou como o ca/tre mais duro para as costas e que virá do malaio ka/ttil. O ca/tre é uma cama pobre. É como um estrado pequeno e estreito.

Os cã, e os cam, os seus filhos, eram os camitas que foram os primeiros a emigrarem e a chegarem à Península Ibérica, antes dos indo-europeus, os descendestes de Noé, segundo a Bíblia e alguns autores.

Sem comentários: