AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

O mar, o porto de mar de Viana do Castelo, o Comandante Manuel Oliveira Martins e o Armindo Esperança

   Não sou perito, não percebo nada de portos de mar, ou fluviais. Sei o que são, mas de funcionamento nada sei.

Vejo ao longe e às vezes leio.
O livro " Pilotos da Barra de Viana do Castelo - cem anos de história (desde 1858 a 1958)" de  Dr. Manuel Oliveira Martins, ex-Comandante do Porto de Viana, editado em Viana é um ótimo exemplar para quem quiser saber muito, pesquisar e fazer mais por testemunhos ou documentos que fizeram e fazem a nossa história de Viana.  

"Realizou-se ontem dia 10 de Abril de 2010 cerca das 10.30 horas, na Sala Couto Viana da Biblioteca Municipal de Viana do Castelo, o lançamento do livro PILOTOS DA BARRA DE VIANA DO CASTELO-100 ANOS DE HISTÓRIA (1858-1958), da autoria de Manuel de Oliveira Martins.
A cerimónia foi presidida pela vereadora do pelouro da cultura, Dra. Maria José Guerreiro, em representação da Câmara Municipal de Viana do Castelo. O Presidente da Junta Directiva do CER - Centro de Estudos Regionais Dr. Arnaldo Ribeiro, abriu a sessão fazendo uma breve resenha do evento e doutros que o CER vai realizar e de seguida deu a palavra ao Mestre em História José Carlos de Magalhães Loureiro que apresentou o livro duma forma clara, precisa e brilhante que entusiasmou a assistência que encheu por completo o espaço sentado do auditório.
Foi a vez do autor Manuel de Oliveira Martins tecer algumas considerações sobre a razão de ser e a importância do livro. Focou alguns aspectos da actividade da pilotagem, nomeadamente o risco e a responsabilidade a que estão sujeitos os profissionais desta classe. Por fim agradeceu os contributos que recebeu de pessoas e patrocinadores que duma forma pessoal e material contribuíram para a edição deste livro.
A Dra. Maria José Guerreiro encerrou a sessão invocando o seu desconhecimento sobre esta actividade tão relevante e dando a conhecer um projecto em curso sobre a actividade piscatória e os pescadores da ribeira de Viana com o objectivo de perpetuar factos e acontecimentos desta classe.
Terminada a sessão seguiu-se um brinde de honra, surpresa oferecida pela filha do autor Carmélia Martins,  e autografar do livro.



O livro foi editado pelo CER - Centro de Estudos Regionais e está disponível para quem pretender ao P.V. P. de € 15,00 podendo solicitá-lo através do mail : estudosregionais@sapo.pt"`. Estive presente nesta apresentação e possuo o livro que às vezes tenho lido coisas importantes que vieram ao de cima. Parabéns ao seu autor.

Muito se fala do Porto de Mar de Viana do Castelo por um aspecto positivo e ainda bem, mas o problema dos Estaleiros Navais de Viana vai prejudicar a eficácia possível do Porto de Mar.
     O Porto de Mar de Viana precisa de uns EN de grande eficácia para que os navios de maior calado não evitem de atracar ainda que tenham altura próxima ou  dúvida de entrar em Viana, ou negar-se. Já bastam os 8 metros de calado para que os grandes navios não entrem…
     Ainda bem que acabo de ler que em 2011, apesar de todos os males dos ENVC, da crise nacional e internacional, o Porto de Mar teve um movimento bastante acima do espectável.

Armindo da Conceição Esperança não é um homem de grande estatura física, mas mediana, como eu. Acontece que, apesar disso é um Homem com letra maiúscula desde 1936.


   

Ficou com a empresa do pai - Despachante, navegação e transportes -  de grandes calados  empresariais e cuja a história de Viana não o pode ignorar...nem o F.C. do Vianense, no qual quase cumpriu quatro mandatos.
Recebeu o Vianense na 3.ª divisão nacional, leva-o à 2.º divisão, desce á terceira e vai outra vez à 2.ª divisão, tendo sido campeão da zona norte.
    A equipa feminina de Voleibol do Vianense é campeã nacional da 1.ª divisão.Foi em 1988 que morreu o antigo dirigente do Vianense o nosso paroquiano Frederico Pinheiro. Com ele nasceu a claque “Garra Azul” Vianense.Os juniores vencem a taça de disciplina.
     Aparece o Judo e a revista do Vianense. Os judocas vianenses tornam-se campeões nacionais e recebem a medalha de prata.

Sem comentários: