AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 30 de março de 2012

Páscoa - Eu não sou eu...o outro? ... o que fizeste do teu irmão?


Eu sou padre, mas podia ser um simples leigo, um simples fiel da igreja católica; mas eu não sou nada sem o outro.
Eu sou o outro quando o escuto devido ao Deus Criador, Senhor, Absoluto, Trans-cendente a quem reconheço a minha vida que chegou através do amor dos meus pais. Eu não sou eu sem o outro. Nem quero imaginar-me sozinho no mundo. Eu não sou eu sem o outro e nós os dois não somos uma ilha.
Este é para mim o desafio que me trás a mensagem do Papa para esta Quaresma, assim como a do nosso Bispo D. Anacleto.
Onde está o teu irmão?!...(cf. Gen.4,9) Atenção ao outro!...
Para onde vai o Planeta em que vivemos se cada um pensar só em si e alhear-se do outro? Fraternidade e vida no Planeta é o tema da catequese paroquial.
Eu não sou eu se me faltar a criatividade de dinamizar a minha vida sem descobrir o outro, sobretudo, o que sofre, no corpo ou na alma, a opressão, a injustiça, a fome, o desabrigo e a minha indiferença e, por isso, tenho reflectido nesta Quaresma "Onde está o teu irmão?".
Onde está o outro? Não posso só olhar para o alto, mas preciso de olhar para o lado e nem é preciso olhar para muito longe.
Eu não sou eu sem o outro que é ele, e nós com Deus teremos de ressuscitar a criação para uma vida nova, cheia de esperança e partilha no planeta.
Eu quero ser eu com o outro, para o outro ser ele. Se me lês e te sentes tu, então, como eu, nós que lutamos todos pela harmonia e fraternidade, dando vida nova a este planeta Terra, não morreremos todos sufocados, pois uma vez que olhamos em frente e para o lado, vivemos sãos e abrimos os olhos à realidade.
Boa Páscoa.

Sem comentários: