AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 23 de junho de 2012

A importância das Instituições particulares de solidariedade é cada vez mais notória no combate à pobreza e mesmo exclusão social, mas existem limites e é de recear pelo futuro.

 

Felizmente, são hoje muitas as vozes que se levantam suscitando soluções para a pobreza e pedindo ao Gover­no, que não esqueça aqueles que pouco ou nada têm. Vive­mos num contexto sócio-económico onde a incerteza das pró­prias decisões se tornaram uma constante do sistema, depois das histórias cor de rosa contadas por alguns políticos que davam como certa um retoma econômica e consequentemen­te estabilidade social, empre­go e riqueza. Tomaram-se op­ções e fizeram-se investimentos apenas porque havia que aplicar verbas ou simplesmente com o argumento de o País necessi­tar de evoluir para estar ao lado dos restantes. Sem medo e ten­do por sonho um Portugal me­lhor, acredito que nos endividá­mos apenas porque acreditáva­mos num futuro diferente para os portugueses.
Infelizmente, há erros que se cometem na juventude e outros que nunca se cometem. Foi o nosso caso, jovem democracia e políticos saídos das universi­dades para a governação, mui­tos planos, algumas promessas e rios de dinheiro fácil desde que se cumprissem determina­dos objetivos. Os mais antigos, cedo alertaram para o abismo que nos esperava, fruto de em­préstimos a juros cada vez mais elevados e a pagar no curto prazo, endividamento progres­sivo e uma economia débil e a dar mostras de não conseguir garantias futuras. Aos poucos, caímos no abismo e, de pacote em pacote, lá caminhámos ain­da sorridentes, rumo ao memo­rando. Só depois das medidas mais recentes, demos conta da dimensão do problema e do bu­raco criado anteriormente.
Foi então que surgiram os problemas sociais, a instabilida­de no setor laboral, a inevitabi­lidade das medidas sobre me­didas para adiar as soluções ou permitir novos empréstimos. Caímos para a cauda da Euro­pa que, durante algum tempo, ignorou o nosso problema. Po­rém, efetivamente, a doença ha­via alastrado a outros Estados e foi aí que a solidariedade come­çou finalmente a dar alguns si­nais. Milhares de cidadãos que, tendo direito ao trabalho e à saúde, mendigam comida e tra­tamento Dor carência econômi­ca, milhares de desempregados que temem o horizonte, pois sabem que nada lhes vai restar depois do fim do subsídio de desemprego e por muito que se esforcem, não conseguem tra­balho. Uma classe média desesperada e a desaparecer, engros­sando o número dos que vivem na pobreza. Dívidas acumuladas e Tribunais sempre com mais processos por dívidas. Jovens que continuam a viver com os pais por falta de condições para constituírem família. Perante um cenário tão triste, falamos em esperança e continuamos a ten­tar ver sinais na economia e na Europa. Preocupa-nos o siste­ma de segurança social e os di­reitos que julgávamos vitalícios ao fim de uma vida de 40 ou mais anos de contribuições para o sistema. Custa mesmo acredi­tar que nos retirem, sem mais, salários e pensões, ao mesmo tempo que esperam oportunida­de para negociar juros e débi­tos nas parcerias público-privadas. Pensamos nós, e se calhar, bem, que os responsáveis nur ca são responsabilizados e até podem gozar férias em qual­quer capital europeia, enquani o povo teme o amanhã e vive a incerteza do presente.
Tudo é agora trabalho precário. Fala-se em flexi-segurança depois facilita-se o desempregro; prometem-se mudanças e continuam as desigualdades e as injustiças sociais. Nos momentos de maior pobreza, cresce fé, o acreditar na oração para que a vida de cada um melhore.
Os homens desesperam perante a instabilidade e recorrem ao transcendental nos piores mo mentos da sua vida. Efetivamente, os problemas sociais que os políticos até conhecem, sendo esquecidos ou adiados parecendo o poder político demasiado lento em agir perante as necessidades básicas dos cidadãos. Não podemos nem devemos falar em convenções e direitos humanos e permitir mesmo tempo, que haja fome e miséria em Portugal. A impor tância das Instituições particulares de solidariedade é cada vez mais notória no combate à pobreza e mesmo exclusão social, mas existem limites e é de recear pelo futuro.
É pois evidente a necessidade de um plano de ajuda às Famílias em dificuldade e que o Governo repense as políticas fazem reduzir salários e pensões na classe media. Se oi não fizer, teremos certamente instabilidade e insegurança que ninguém deseja. O Estado tem de merecer a confiança dos cidadãos, e os políticos de investir com bons exemplos para que a motivação substitua a incerteza. O Governo tem urgentemente de pensar nas pessoas e nas famílias.
                                                                        J Carlos Queiroz, in DM, dia 23 de  Maio

Sem comentários: