AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 11 de junho de 2012

O Banco Alimentar de Viana do Castelo angariou 70 toneladas de produtos na campanha de recolha de 26 e 27 de Maio de 2012.

O Banco Alimentar de Viana do Castelo angariou 70 toneladas de produtos na campanha de recolha de 26 e 27 de Maio de 2012.

2012-05-28
Na zona de actuação do Banco Alimentar Contra a Fome de Viana do Castelo foram angariadas 70 toneladas de produtos alimentares na última campanha de recolha.
Os bens alimentares serão distribuídos localmente, já a partir da próxima semana, a 16.100 pessoas com carências alimentares comprovadas, através de 68 Instituições de Solidariedade Social previamente seleccionadas para o efeito e supervisionadas pelo Banco
A campanha mobilizou cerca de 500 voluntários, que recolheram as contribuições efectuadas nos 39 supermercados onde foi organizada a recolha.



 









Os Bancos Alimentares Contra a Fome recolheram este sábado e domingo mais 13,7% de alimentos do que no mesmo período de 2011 e registaram cerca de 37 mil voluntários, um recorde absoluto na campanha.

Os dados avançados pelo site da Federa­ção dos Bancos Alimentares referem que nas 1655 superfícies comerciais onde a iniciativa decorreu foram oferecidas 2644 toneladas de alimentos, resultado que ultrapassa "todas as expectativas" devido à "evidente contração do rendimento disponível e do poder de compra dos portugueses".

O número de colaborações gratuitas, por seu lado, "demonstra que esta iniciativa de voluntariado não tem, ao nível da dimensão, qualquer paralelo no nosso país", refere a nota da campa­nha intitulada "A crise é grande mas a solidariedade dos portugueses é ainda maior".

"As pessoas responderam ao apelo e quiseram demonstrar que, apesar da profunda crise econômica que afeta tan­tas famílias portuguesas, não se confor­mam com a situação e estão disponíveis para reagir e para ajudar a minorar as dificuldades", sublinhou Isabel Jonet, presidente da Federação dos Bancos Alimentares Contra a Fome.

As doações continuam até domingo no site http://www.alimentestaideia.net/, plataforma na internet que em 2011, ano da abertura, permitiu recolher cerca de 162 toneladas de alimentos, no valor aproximado de 185 mil euros.

As ofertas de alimentos prosseguem igualmente até domingo nas lojas Pingo Doce/Feira Nova, Dia/Minipreço, El Corte Inglês, Jumbo/Pão de Açúcar, Lidl e Mo­delo/Continente, onde são disponibiliza­dos vales de produtos selecionados.

As 19 instituições federadas no Banco Alimentar Contra a Fome distribuíram em 2011 mais de 30 mil toneladas de alimentos, numa média de 121 tonela­das por dia útil, equivalentes a um valor global estimado superior a 42 milhões de euros. Os gêneros são distribuídos ao longo de todo o ano através de institui­ções de solidariedade social escolhidas pelo Banco Alimentar e acompanhadas em permanência pelos seus voluntários.

Sem comentários: