AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 9 de junho de 2012

“Procissão ajuda a preservar a identidade das freguesias" Festa das Cruzes de Barcelos





















O prior de Barcelos Abílio Cardoso entende que a procissão da Invenção da Santa Cruz deste ano se reveste de uma importância particular devido à dis­cussão em torno da reforma administrativa. Para c padre, o desfile religioso é uma forma de manter a identidade das 89 freguesias de Barcelos.

O monsenhor afirma que a procissão do dia 3 de Maio. feriado municipal, é "um espectáculo único” que percorrc o centro da cidade, conjugando as vertentes "religiosa t social".

No entanto, este ano o desfile de fé terá um significadc ainda maior na opinião do prior de Barcelos. "As cruze; representam 89 núcleos habitacionais, núcleos de fé c sociológicos. Num tempo em que tanto se discute a extin­ção e fusão de freguesias, nós falamos mais em junção doí povos para que permaneça a sua identidade e esta possí ser partilhada para enriquecimento mútuo", disse.

O padre Abílio Cardoso recordou que a origem da Fes­ta das Cruzes remonta ao século XVI, mais concretamen- te ao ano de 1504 quando um sapateiro observou um: cruz de cor preta a formar-se no campo da feira nc momento em que regressava da missa.

Aí nasceu a devoção ao Senhor da Cruz que prevaleci até aos dias de hoje. "Este acontecimento deu origem ; grupos que preservam e gerem esta devoção. Nós todo: nos revemos um pouco neste Cristo sofredor que se apre­senta glorificado. O destino do homem é a glória e é iss< que se procura traduzir na procissão", explicou.

Além da procissão, há outros momentos religiosos n( programa da Festa das Cruzes como a Bênção dos Pere­grinos (29 de Abril) e as missas na manhã de 3 de Maio.

Márcio Silva




Sem comentários: