AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 2 de junho de 2012

Quereis oferecer-vos a Deus? Isabel Varanda, in Fátima e Luz

Simpósio teológico-pastoral 2012 decorre em junho



O ano de 2012 é o segundo ano do itinerário temático, pro­posto pelo Santuário de Fátima, que culminará em 2017, data comemorativa do centenário das aparições de Nossa Senhora em Fátima.

Pretende-se continuar a aprofundar os principais temas da Mensagem de Fátima, na sua densidade histórica como no seu irredutível mistério de fé, procurando, ao mesmo tempo, a sua atualidade, a sua pertinência e as metodologias de ce­lebração e anúncio mais adequadas à sua receção no mundo de hoje.

Ao longo de 2012, o Santuá­rio de Fátima convida crentes e não crentes a escutar e a procu­rar responder à pergunta que, no dia 13 de maio de 1917, o pasto- rinho Francisco e as pastorinhas Jacinta e Lúcia escutaram vinda do Céu: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.

Destaca-se como um dos principais eventos para o ano em curso o Simpósio Teológi- co-Pastoral, que decorrerá em Fátima nos dias 15, 16 e 17 do próximo mês de junho. “Que­reis oferecer-vos a Deus?” - Horizontes contemporâneos da entrega de si é o tema definido pela comissão organizadora do Simpósio, convergindo, assim, para o núcleo temático que dinamiza a missão do Santuário de Fátima ao longo do ano.

A questão “Quereis oferecer-vos a Deus?” não é, hoje, cla­ramente, uma questão confortável. Terá ainda lugar e sentido, no tempo do humanismo secular, pensar a oferta de si a Deus? A complexidade teológica, religiosa, antropológica, social, existencial e ética da questão solicita, necessariamente, uma abordagem multidisciplinar. O Simpósio reúne um grupo de especialistas vindos de Portugal, da Espanha, da França, da Bélgica e dos Estados Unidos para dinamizarem os trabalhos, com os seus contributos específicos. Ao longo de três dias, pretende-se escrutinar a forma como hoje se compreende e realiza o oferecimento de si, os seus limites e dimensões; as suas possibilidades e equívocos; os seus fundamentos e ra­zões.

O evento destina-se a todos e a todas para quem Deus não é uma questão menor e se disponham ao trabalho concreto de procurar as ressonâncias contemporâneas da pergunta que os pastorinhos de Fátima acolheram há quase um século, e que concentra em si os alicerces e as dinâmicas essenciais da fé cristã: “Quereis oferecer-vos a Deus?”.

Isabel Varanda, presidente da Comissão Organizadora


Sem comentários: