AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

terça-feira, 10 de julho de 2012

Meditação- livro de Aldorindo Pinto da Cunha aos 90 anos

Um livro me chega às mãos e a oferta para as nossas obras sociais é o seu objetivo, publicado, em Dezembro de 2011. O seu autor é o Tenente-Coronel Aldorindo Aléxis Filinto Ilídio Ferreira Pinto da Cunha.

Não é um livro qualquer. Tem mais de 169 páginas todo ele uma poesia com muitos sonetos. Uma poesia bela que lhe saiu do coração e oferece a sua esposa Maria Celeste Gomes Moreira.

Apesar das suas limitações pela sua proveta idade, perto das bodas de diamente conjugais traz à luz do dia mum livro que vem completar um dos seus sonhos.

Este livro de poesia divide-o em quatro partes: a primeira é como que uma dedicatória em várias páginas começando pela esposa, sobrinho e afilhado, pais e sogros e ensinamentos ou citações de autores de reunome.

Depois vem o início do livro como fosse na hora de Laudes (o amanhecer) do Ofício das Horas Litúrgicas da igreja, na terceira parte as vésperas (o entardecer) e, por fim, um conjunto de notas que dá relevo à poesia acabando com um índice bem delineado.

A propósito gostaria de transcrever a Honra e Mérito com algumas correções do Paróquia Nova de dezembro de 2011.O tenente-coronel Aldorindo Aléxis Filirto Ilídio Ferreira Pinto da Cunha, filho de Albino Cândido Ferreira Pinto Cunha, oficial do Exército é casado com Maria das Dores Cardoso de Sousa Pinto da Cunha. Teve sete irmãos: Clotilde, professora primária; Albicindo, engenheiro civil; Eudília; Abeldizindo, médico oftalmo-logista; Albidalinho, médico de medicina geral e cardiologista; Maria Zita, professora de Ciências Biológicas; Alcídio (falecido aos quatro anos e meio).

De todos os irmãos apenas são vivos a Eudília e a Maria Zita e ele, claro.

A Clotilde, o Albicindo, a Eudília e o Abeldizindo nasceram em Ponte da Barca. Ele e os restantes irmãos nasceram na Meadela.

O Aldorindo andou na escola primária da Meadela, depois foi para o Colégio Militar até ao antigo 7º ano. Fez mais tarde, em Coimbra, os preparatórios para ingressar na Escola do Exército que frequentou durante dois anos saindo com o posto de Aspirante a Oficial.

Frequentou a Escola Prática de Infantaria em Mafra, onde fez o tirocínio para Oficial.

Depois esteve várias vezes em Viana, Abrantes, Braga, Tavira, Guiné, Ilha Terceira, Moçambique e Angola onde chegou ao Posto de Tenente Coronel.

Em Viana, descobriu a esposa da sua vida, no café Girassol há cerca de 57 anos e já fizeram Bodas de Ouro de casados, Maria Celeste Gomes Moreira, professora do Ensino Primário, filha de Abílio Moreira, funcionário das Finanças e a Rosa, também professora primária, nascida em Monserrate.

O Aldorindo lê muito, escreve muito e publicou o livro ao qual lhe deu o nome de Meditações. Um rico livro através da poesia e de belos sonetos. Revela-se mais um escritor escondido da nossa terra vianense.

Aprecia a vida com seriedade, disciplina e humor na companhia da sua esposa que naturalmente vivem felizes, em S. Vicente.

Sem comentários: