AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sexta-feira, 8 de julho de 2016

Maria Alice Mendes Salgado Simon

Maria Alice Mendes Salgado Simon, filha de Fernando Ribeiro Salgado e Olívia de Oliveira Mendes, nascida em Sande, Guimarães, 11 de Julho de 1935, dia de S. Bento. É irmã de 9 irmãos. Ao todo eram 10. Duas foram franciscanas Missionárias de Maria, já falecidas e os irmãos casados e com filhos já faleceram e mais 3 irmãs; uma viúva e mãe de 10 filhos; e duas solteiras a mais velha já fizeram 96 anos.
O pai era trabalhador numa fábrica de cutelarias e a mãe doméstica.
A Maria Alice trabalhou um ano na casa do Doutor António Oliveira Salazar. Tinha 20 anos.
Fez um curso de corte e costura em Lisboa, mas concorreu para a escola e foi parar ao Liceu de Braga, o “Sá de Miranda” e, com 30 anos, veio para o Liceu de Viana donde se reformou.
Não havia alunos que não gostassem dela. Na qualidade de professor testemunho com outros colegas a sabedoria de uma boa profissional, não no corte e costura, mas nas relações humanas com os colegas da sua arte de contínua, como com os professores e alunos, sempre muito delicada e de boa educação, comunicava com as suas atitudes sempre um bom e sadio ambiente na Comunidade escolar, sem menosprezo para outros e outras colegas da sua área que conheci e também de bons encómios.
Professa a fé católica com convicção, e esclarecida, tem vivido uma vida de bastante sofrimento nos últimos anos, mas com fé e uma grande dose de confiança em Deus tudo tem superado até deu catequese até o ano que passou.




Foi catequista na Paróquia, mesmo depois de deixar a Rua da Bandeira, mais de 40 anos e as crianças, no ano passado, ficaram tristes por a verem deixar por motivos de saúde, a catequese. Apesar de não ser jovem as crianças gostavam muito dela.
Para além desse serviço, exerce a função de Ministro Extraordinário da Comunhão já há muitos anos.
Aos 32 anos casou com José Sanchez Simon de quem teve um casal de filhos. O marido, espanhol, está reformado e o filho, casado tomou conta da empresa espanhola do pai e a Ana Maria é professora de Matemática, casada e com 1 filho.
A Alice é uma pessoa que deixa marcas positivas em todos os que a conhecem e é avó de 3 netos.

Os irmãos, como toda a família, vivem em Guimarães.

Sem comentários: