AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 11 de março de 2017

Sou Lusitano? Não recordo onde encontrei ou se eu sou o autor, mas subscrevo


Sou Lusitano?





Os Portugueses na sua maioria são descendentes de Lusitanos. Os Lusitanos eram um povo da mistura de celtas e iberos que viveu na parte ocidental da península ibérica que correspondia hoje a Portugal e a Espanha.
Sobretudo este povo fixou-se entre o Douro e o Tejo limitados a norte pelo galaico e alturas de província romana da Galícia, ao norte eram os Béticos e a oeste os Celtiberos.
Viriato foi um dos principais líderes que resistiu às invasões romanas. Os romanos tiveram muitas dificuldades porque os lusitanos com o seu chefe Viriato não foram fáceis de serem vencidos, antes pelo contrário causaram baixas aos romanos e resistiram durante o tempo necessário para os romanos se sentirem bem humilhados.




Segundo autores mais modernos defendem a tese que os lusitanos eram um povo pré-celta como o provam documentos escritos encontrados no território português escritos em língua lusitana, embora só existam três inscritos lusitanos mais tardias e todos já um alfabeto latino.




Apesar de ser um povo hábil na luta da guerrilha usando o punhal, a espada e o dardo, tudo em ferro e a lança em bronze, soube vencer e humilhar os exércitos poderosos de Roma.
Já era um povo evoluído usando os banhos de vapor, comiam uma vez por dia , praticavam sacrifícios humanos, sacrifícios a Ares, deus da guerra, não só prisioneiros, como cavalos e bodes. Comiam pão de bolota, bebiam água e leite de cabra. O vinho era só para as festas familiares uma espécie de cerveja, usavam a manteiga em vez do azeite e comiam encostados às paredes. Usavam cabelos cumpridos e flutuantes, embora em combates os prendessem.
Dedicavam-se à ginástica, faziam equitação (daí o cavalo lusitano) e bailavam em danças de roda, de mãos dadas, ao som de flautas e córnea ou trombetas e dormiam no chão sobre feno e usavam barcos feitos em couro ou troncos de árvores.
As lutas com os romanos só acabaram depois de à traição terem morto Viriato, mas, mesmo assim, ainda levou algum tempo Décimo Júnio Bruto veio de Roma e só depois é que conseguiram marchar sobre o monte até ao nosso Rio Lima. Tudo foi difícil e só nos anos 60 A.C. Júlio dá o golpe de misericórdia ao fim de 150 anos de brava luta.
A última resistência teria sido no monte medúlio que há quem afirme ter sido a serra d´Arga ao rio Minho, depois os defensores se suicidaram preferindo a morte à escravidão romana.
Estrabão escreveu que os lusitanos eram “a mais poderosa das nações ibéricas e que entre todos por mais tempo deteve as armas romanas”.
Camões deu ao à sua epopeia nacional o nome de “Lusiadas” em sua honra.




A vestimenta do homem era preta e de lá grosseira ou pelo de cabra. Usavam a condenação à morte. Esses eram lançados em precipícios.
O primeiro passeio que dê será fazer uma visita à terra de Lorica que os visigodos deram o nome de Loriga, terra de Viriato a sudoeste da Serra da Estrela actualmente no conselho de Seia, em honra não só de Viriato, mas também dos nossos antepassados lusitanos de quem descendemos.
Em 1511 nasceu João Rodrigues Castelo Branco que foi um médico insígne. O seu mal era ser judeu e foi dar o melhor de si como grande cientista com o prudivino Amado Lusitano.


Sem comentários: