AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quarta-feira, 5 de abril de 2017

O "SARRÃO" ?!...


                                     O "SARRÃO" ?!...

“Sarrão”, “Tração” é o nome de um engenho simples para cortar a palha de aveia ou de centeio miúda para juntar com erva e fazer a palhada para acomerar o gado, bois e vacas.
Na mesma freguesia existem estes dois nomes: Sarrão é um engenho de madeira preso à parede e colado do lado direito e à parede uma fouce semicircular que funciona num friso aberto numa chapa também semicircular de ferro chumbada à parede e depois levantar com a manete de madeira com a mão direita segurar em cima a foice, enquanto a esquerda ia empurrando a palha trazida do palheiro à medida que quisesse.

~


A palha corria num trapézio de madeira aberto para cima, como uma meia cana trapezoidal. Ao descer a foice corta, a palha, daí o sarrão de sarrar talvez tenha o seu sentido.
No entanto, há quem não tenha engenho de madeira e apenas um engenho tipo serra, chumbado à parede, onde se friccionava a palha até a cortar. Isto é serrar, sarrar (sarrão) ou também tração, na mesma freguesia, vindo de traçar, cortar a palha para a dita palhada de erva e palha.
A única foto que tenho e fiz em tempos deste engenho.
Eu próprio fiz muita vez este trabalho com 8,9, 10 anos.


Sem comentários: