AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

quinta-feira, 27 de julho de 2017

Festa de Nª Sª das Necessidades

Festa de Nª Sª das Necessidades
A Senhora das Necessidades leva-nos a prestar-lhe o nosso preito, a nossa homenagem no dia da Natividade da Virgem Maria.
Ela representa as necessidades de toda a obra criada porque é a Rainha do Céu e da Terra, é a Rainha da Natureza, do Homem e bem merece a nossa honra porque ela é a nossa Glória como Mãe de Deus, da Natureza e tudo o que foi  criado no Universo.




A Senhora das Necessidades aparece agora associada ao nascimento de uma nova igreja, a Igreja da Sagrada Família, também em pleno pulmão demográfico de um lugar a que se chama Abelheira, onde moravam os senhores das Quintas de Viana, mas também os serviçais lavradores e caseiros, os carreteiros, os ferreiros e as lavadeiras que forneciam a cidade de Viana do Castelo. A nossa cidade, cuja história não se faz sem este burgo, nascido no Castro do monte de Santa Luzia, como nasceram os moradores de Átrio, Figueiredo, e os da Vinha.
Senhora das Necessidades, nossa Rainha, tu que és a “Mãe de todos os homens”, dá-nos a capacidade de criar à nossa volta um ambiente saudável em que a nossa cultura de fé seja cada vez mais enriquecida e viva na coesão dos Homens e de tudo o que vivemos à face da Terra sirva para uma maior Comunhão e Glória do Pai do Céu.
Que esta festa de nascimento de um novo lugar de Culto dedicado à Sagrada Família faça de todos nós com a natureza e representada na gruta do presépio, dos seres viventes representados nos animais do estábulo de Jesus, Maria e José faça de nós cristãos destemidos e ao mesmo tempo acolhedores e compreensivos das necessidades dos homens e no respeito pelas culturas.
A Senhora das Necessidades quer de nós um coração mais chamejante de amor, paz e harmonia com Deus, com os outros, connosco e com a natureza unidos na defesa da cultura, do ambiente, do rosto, da vida e da alma, e que a visão redutora por causa de interesses económicos não destrua a identidade de um povo nem despreze quem vive coberto pelo manto da Senhora das Necessidades e seus auspícios.

                                                                                                                                      Pe. Artur Coutinho

Sem comentários: