AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

segunda-feira, 11 de setembro de 2017

Caixas de correio

Caixas de correio


Muitas vezes estas caixas estão aplicadas na porta ou nas paredes juntas à porta e à via pública. É o local onde se lançam as cartas e tudo o que o carteiro traz do Correio.
Nem sempre são os carteiros ou os estafetas do correio que entregam as cartas. Há quem possa passar e meter lá algum “recado” no bom sentido da palavra, uma informação, deixar sinal da sua passagem em visita, etc… Era o local dos segredos, das boas ou más notícias, assim como os carteiros antigos eram os homens dos segredos, sobretudo, para as namoradas.


















Estas caixas são variadas e os seus espelhos normais e mais comuns são aqueles que temos como as primeiras que aparecem a seguir. Depois outras que, para além da ranhura com espelhos mais ou menos decorados, têm espelhos mais exuberantes, utilizando para tal a zoomorfologia como as que vêem a seguir e únicas que possuo. A criatividade está aqui muito em jogo, portanto, depende dos gostos de quem pede ou de quem as faz. É como os batentes.
No entanto, hoje, a Caixa do Correio, pode caber e armazenar sempre num espaço mínimo. Refiro-me às caixas de correio electrónico e que é o correio que mais rápido chega ao fim do mundo, mesmo em milésimo de um segundo.

Às vezes, as ranhuras para lançar as cartas não têm “portinholazinha” presa por cima do lado de dentro que se abre e se lança o correio, cai ou então está avariada. Torna-se uma situação perigosa porque de fora pode-se ver o que se passa dentro da casa, por isso, em Espanha dizem: “cierra esse buzón, que no queremos verte los dientes” (Alvar, 2007).

Sem comentários: