AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 16 de setembro de 2017

Protectores de cantarias das portas


Protectores de cantarias das portas

Já vem de datas antigas quando começou a haver portas de alvenaria em casas onde entravam carros de cavalos.
Não encontrei, mas tinha uma fotografia das ruínas de Pompeia com a existência já, nessa altura, de pedra trabalhada que protegia as cadeias de alhetas que faziam ou encaixilhavam os umbrais das portas, isto é, o rasgamento dos enxalços para não os ferir, assim como às próprias portas. 




Assim existem por todo o lado, às vezes verdadeiras obras de arte em cantaria, em ferro forjado, e também fundido, com mais ou menos resistência. Também aqui vão buscar figuras de animais, desde as mais simples em pedra, ferro ou outros metais.







ui apresento só as que descobri na busca que fiz nas minhas pastas.É certo que um azar informático, em tempos, fez-me perder milhares de fotografias sobre elementos de portas, muita coisa do Sul e do Norte da América, de Espanha, de Macau, da China, da Índia, da Tailândia, de Goa, assim como dos países nórdicos. Agora que as queria não as tenho, nem vou por elas.





Algumas eram obras de arte que, só em vê-las, ficávamos com os olhos encantados, presos de verdadeira admiração. Usavam cabeças de cavalos, dragões, medalhões geométricos colados às ombreiras das portas e fora delas. Normalmente, encontravam-se nas portas largas de duas folhas, por onde entravam carros de cavalos.

Sem comentários: