AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

domingo, 10 de dezembro de 2017

Bacio

Bacio
No primeiro volume já escrevi sobre o assunto, mas antes de a retrete existir em casa, e não servia para mais nada que dejetar ou urinar, pois o banho também já descrevi noutro sítio sobre higiene do corpo.
Nessa altura em que a retrete ou a “casinha” era fora de casa, no eido dos animais ou no meio da horta havia uma vasilha própria para as primeiras necessidades durante a noite era o bacio, também conhecido por penico.
Era o objeto para todos os dejetos que pela manhã era despejado em lugar próprio de época.
Havia várias qualidades de bacios em porcelana, em cerâmica, em folha-de-flandres, em latão pintado ou não, com mais ou menos flores pintadas pelas paredes exteriores, como o exemplo que aparece na foto.







Este objecto ainda é utilizado, mas tem tendência próxima de deixar de existir. Agora já começa a haver banheiro, lavatório, sanita e tudo o mais que faz falta para a higiene pessoal em quarto de dormir, ou no corredor bem perto de todos.
Lá se foi o penico com a sua asa e aqui fica nesta foto registada para memória, embora seja apenas uma espécie de muitas variadíssimas espécies que existiam, mas é o único que conservo nos meus registos.

Outra coisa que já foi há muito, foi o papel higiénico que antigamente era o papel de jornal, ou outro talvez mais duro. Recordo que quando regressei de S.PETTERSBURG de comboio, foi-nos indicado um hotel de turismo, junto à Praça Vermelha para serviços e quando entrei numa casa de banho havia rolos de papel de jornal cortado e como era tanto, não faltava papel estendido ou desenrolado pelo chão fora. Nessa altura já foi escândalo para todo o grupo.

Sem comentários: