AVISO

Meus caros Leitores,

Devido ao meu Blog ter atingido a capacidade máxima de imagens, fui obrigado a criar um novo Blog.

A partir de agora poderão encontrar-me em:

http://www.arocoutinhoviana.blogspot.com

Obrigado

sábado, 24 de fevereiro de 2018

DECRUAR E MONDAR COM O SACHADOR



DECRUAR E MONDAR
 COM O SACHADOR


    O Sachador é um instrumento, hoje ultrapassado, para ajudar o lavrador a cultivar o milho. Depois de terra lavrada, gradada e semeada com o semeador, vem o trabalho da decrua com a ajuda do sachador com umas cunhas em ferro pontiagudas desde a ponta que enterrava na terra até ao ponto mais alto, com o fim de aliviar a terra entre as filas do milho crescido com um bom palmo de crescimento. Tornava a terra mais fofa e evitar as primeiras ervas daninhas. O mesmo se fazia com mais tempo com uma sachola, isto é, uma sachola que tanto servia para este efeito, como também para cavar as vinhas, os cabedulhos, ou cavar a terra substituindo o arado quando se tratava de terrenos de pequenas dimensões que, tanto servia para esse serviço, como para um usar num jardim, na vez de um sacho e outras culturas dos lavradores. Aliás sachar significa cavar a terra com o sacho, pequena sachola.
A terra era afofada e o milho desenvolvia mais facilmente.
Depois, quando o milho estava já mais alto com cerca de 40-50 centímetros era mondado, isto é, arrancado o que estava a mais encostado um ao outro era arrancado para deixar de estar tão basto e ficar mais raro e não se prejudicarem no desenvolvimento e no fruto futuro, bem como rendado- arrancar ervas daninhas.
Nessa altura entrava de novo o sachador a quem mudavam as cunhas por umas sacholas especiais que entre as linhas de milho abriam regos para rega e para encostar terra ao pé dos milheiros, dando-lhes mais consistência e conforto com terra à sua volta para o seu melhor desenvolvimento. Ao sachador em algumas terras davam-lhe o nome de "rendador".
Para além do fruto que vem do pendão (parte masculina do milheiro) que contém o pólen que cai na espiga (parte feminina do mesmo) e faz com que esta se desenvolva bem, crescendo e carregada de grãos de milho. Ora este pendão também era cortado se fizesse falta para dar como alimento ao gado. Também podia secar no milheiro e cortado pelo pé do milho.

Sem comentários: